Viagora

Equatorial Piauí alerta sobre risco de acidentes em obras

A empresa intensificou as fiscalizações e notificações em obras e construções em desacordo à distância segura em relação à rede de energia.

Com o aumento das reformas imobiliárias com o famoso “puxadinho”, a Equatorial Piauí alerta para riscos de acidentes a essas construções que acabam ficando muito próximas a rede elétrica.

Segundo a Equatorial, antes da construção, é necessário conhecer e seguir a legislação que define os limites de distanciamento da rede elétrica que interferem diretamente nesse tipo de cômodo localizado na parte superior dos imóveis, sobretudo pelos riscos de acidentes.

  • Foto: Divulgação/WhatsAppObra de puxadinho.Obra de puxadinho.

As normas se aplicam em todas as etapas da obra, que vai desde os projetos técnicos ou arquitetônicos, incluindo elétricos, sanitários e de estruturas. Para manter a segurança, também são necessárias autorizações dos órgãos fiscalizadores, como as prefeituras e os conselhos de Engenharia e Arquitetura, para que haja um planejamento e distanciamento seguro dos imóveis em relação a rede elétrica.

O executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio, afirma que é importante observar a rede elétrica antes de iniciar uma obra. E que, para as obras de puxadinhos deve ter um acompanhamento adequado desde o projeto para adequação às normas de segurança.

“É essencial observar onde se encontra a rede elétrica para que qualquer serviço na obra seja realizado com a máxima segurança, com intuito de se evitar manuseio de materiais condutores de energia elétrica ou mesmo do toque/aproximação à rede elétrica por descuido que podem causar acidentes fatais. Os famosos puxadinhos de laje representam um perigo constante aos nossos clientes e é preciso que haja um acompanhamento adequado desde o projeto para adequação às normas de segurança”, afirmou.

Qualquer tipo de obra, estando ela em andamento ou finalizada, deve ter na sua regularidade, no mínimo, 3 metros de distância dos fios dos postes.

A Distribuidora de energia intensificou as fiscalizações e notificações em obras e construções em desacordo à distância segura em relação à rede de energia.

O executivo de segurança declarou que é visível o aumento do número de acidentes em obras de puxadinhos.

“É visível o aumento do número de acidentes em obras, reformas ou em puxadinhos já feitos em que o cliente ou o profissional teve um acidente fatal causado pelo toque acidental na rede elétrica. Seguir as normas de segurança são essenciais para que criem um ambiente seguro para os envolvidos’’, declarou o executivo.

Confira algumas dicas de segurança durante reformas ou construções:

  1. Evitar manuseio de vergalhões, barras de ferro, canos e outros tipos de materiais próximos à rede elétrica, pois estes podem ser condutores de energia quando próximos à rede;
  2. Optar pelo uso de tapumes, andaimes com divisórias, telas ou plataformas com anteparo, pois estas proteções ajudam a isolar a área de construção, podendo evitar aproximação de materiais ou estruturas próximo à rede elétrica;
  3. Sinalizar a obra com bandeiras ou cartazes quando há essa proximidade com a estrutura de cabos de fornecimento de energia;
  4. Em casos de acidentes elétricos, orienta-se a desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a Equatorial Piauí pelo telefone 0800 086 0800 para que seja feito o desligamento da energia.
Mais conteúdo sobre:

Equatorial Piauí

Facebook
Veja também