Viagora

Equatorial Piauí orienta como economizar energia em estabelecimentos

Segundo a Equatorial, várias ações de eficiência energética podem contribuir para o uso racional de energia, entre elas a substituição de equipamentos antigos.

A pandemia impactou diretamente o segmento comercial e, utilizar a energia de maneira eficiente pode ajudar a obter economia na conta de luz, como orienta a empresa responsável pelo fornecimento no estado, a Equatorial.

De acordo com a concessionária, várias ações de eficiência energética podem contribuir para o uso racional de energia, entre elas a substituição de equipamentos antigos para que se reduza o consumo de energia nos estabelecimentos, usando a energia elétrica de forma segura e eficiente.

Assim, muitos empresários e proprietários de empreendimentos como bares, restaurantes, cafeterias têm pensando em alternativas para economizar energia e garantir maior eficiência energética no seu dia a dia. Dentre as orientações da Equatorial, está o uso de Iluminação natural e LEDS, que são mais econômicos do que as lâmpadas fluorescentes. Uma lâmpada LED de 9W tem nível equivalente de luminosidade que uma lâmpada fluorescente compacta de 15W, com uma economia de energia da ordem de 40% e tem uma vida útil 4 vezes maior.

  • Foto: Divulgação/Equatorial PiauíEquatorial orienta como economizar energia em estabelecimentos comerciaisEquatorial orienta como economizar energia em estabelecimentos comerciais

Outra forma de reduzir o uso de energia elétrica é a utilização de sensores de presença onde há fluxo de colaboradores e/ou clientes. O uso desses sensores de presença em locais diversos pode ajudar na economia e a diminuir o uso desnecessário de energia.

Segundo a Equatorial, em reação a freezers e geladeiras, é preciso atento aos termostatos para escolha ideal da temperatura, observar constantemente as borrachas de vedação das portas, além de preservar a distância entre as laterais dos equipamentos e a parede para que possam realizar adequadamente as trocas de calor com o ambiente.

Sobre os condicionadores de ar, é importante manter os filtros sempre limpos e evitar o calor do sol no ambiente através de cortinas e persianas. Quando for adquirir um ar-condicionado novo, a Equatorial recomenda que a escolha com a tecnologia inverter, pois você poderá economizar até 40% de energia em relação ao modelo tradicional.

Mais conteúdo sobre:

Equatorial Piauí

Facebook
Veja também