Viagora

Equatorial Piauí orienta sobre riscos de acidentes no período de chuvas

O climatologista Werton Costa, afirma que há uma concentração muito grande de chuva entre os meses de janeiro, fevereiro, março e abril.

O período chuvoso chegou em boa parte do Piauí e geralmente vem acompanhado de temporais, fortes ventos e grande incidência de raios. Dados do Instituto de Pesquisa Espaciais (Inpe) apontam o estado como um dos estados brasileiros com a maior incidência de raios no país.

Muitos dos acidentes poderiam ser evitados se as vítimas tivessem conhecimento do perigo que a eletricidade representa, sobretudo combinada com água. Todos esses fenômenos climáticos podem colocar em risco a vida das pessoas quando associados à energia elétrica. Nesse contexto de grande risco, algumas mudanças de comportamento podem salvar vidas e evitar acidentes elétricos.

  • Foto: ReproduçãoPeríodo chuvoso chega ao PiauíPeríodo chuvoso chega ao Piauí

O climatologista Werton Costa, afirma que há uma concentração muito grande de chuva entre os meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Em casos de alagamento os cuidados devem ser redobrados.

Utilizar o celular conectado à rede elétrica enquanto chove (ou em qualquer outra ocasião) é um outro comportamento de risco. Pode acontecer a explosão da bateria, um choque, queimaduras e até mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica. É recomendado sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma chuva se aproxima e quando for utilizá-lo.

Outros cuidados importantes:

- Não faça uso de benjamins. Prefira os filtros de linha;

- Evite goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia;

-Retire da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis em período de fortes chuvas com descargas atmosféricas;

- Não fique em áreas descampadas debaixo de chuva;

- Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com Equatorial Piauí. 

Nas situações emergenciais, a população pode entrar em contato com a Equatorial Piauí por meio da Central de Atendimento no 0800 086 0800, ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Mais conteúdo sobre:

Equatorial Piauí

Facebook
Veja também