Viagora

Escola do Piauí é recordista em classificados no Jovem Senador

Uma escola de Monsenhor Hipólito já aprovou a sexta aluna no programa do Senado Federal.

O Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra, do município de Monsenhor Hipólito-PI, é recordista na classificação de alunos no programa Jovem Senador, do Senado Federal. A estudante piauiense Lanielle Lorane de Sá Andrade é a sexta aluna a obter aprovação. O fato é inédito.

  • Foto: Marcos Oliveira/Agência SenadoLanielle foi 1ª colocada do Concurso de Redação do Senado Federal.Lanielle foi 1ª colocada do Concurso de Redação do Senado Federal.

Lanielle, que fará 18 anos em dezembro, foi classificada em primeiro lugar no concurso de redação que, todos os anos, seleciona um estudante de cada unidade da Federação para passar uma semana no Senado atuando como jovem senador. Ela foi orientada pelo professor Satírio Francisco de Souza na elaboração do texto. Para ele, um dos motivos do resultado é o fato de levar o projeto a sério.

“A gente acredita muito no programa e acha que ele é importante para a formação política e cidadã da juventude. Segundo ponto, porque a gente, enquanto professor, e eu principalmente como professor de língua portuguesa, procuro realizar o meu trabalho com muito amor e dedicação”, afirma o orientador.

“Os alunos se envolvem no projeto. No início do ano, a gente apresenta o tema e percebe a empolgação de todos. A gente ouve eles dizerem: “Este ano quem vai ganhar sou eu”. É um trabalho muito grande para corrigir todas as redações, porque todos os alunos da escola participam com seu texto”, informa o professor.

Satírio é um dos 27 professores que orientaram os estudantes na elaboração da redação e estão acompanhando os jovens senadores. Na semana passada, durante as atividades do Jovem Senador, em Brasília, eles avaliaram o programa, juntamente com a coordenadora do projeto, Marcia Yukiko.

“Os professores consideram um ponto fundamental a produção de material didático específico para eles, com conteúdos mais fáceis de aplicar em sala de aula, adequados para o ensino médio, segmento do Jovem Senador, e especialmente cartilhas de exercício que desenvolvam não somente o trabalho do Poder Legislativo, mas também a temática que foi escolhida para cada edição”, disse Yukiko.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Senado Federal

Facebook
Veja também