Viagora

Esquerda lança comitê em defesa de Lula em cidades do Piauí

Os movimentos defendem candidatura de Lula à presidência este ano.

Na última semana, lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) percorreram o Piauí lançando comitês em apoio ao ex-presidente Lula, possível candidato à presidência da República este ano. As comissões foram denominadas de “Comitês populares – Em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato”.

O recurso da defesa de Lula contra a condenação proferida pelo juiz Sérgio Moro será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, no dia 24 de janeiro. O objetivo do comitê é manifestar o apoio e pressionar para que a sentença seja revertida.

  • Foto: Facebook/Assis CarvalhoComitê em TeresinaComitê em Teresina

Em Teresina, o lançamento aconteceu na quinta-feira, com a presença de diversas autoridades políticas como o governador Wellington Dias (PT), a vice-governador Margarete Coelho, o presidente da APPM, prefeito Gil Carlos e o deputado federal Assis carvalho, que está encabeçando a caravana pelo estado.

"Não podemos nos calar diante deste novo golpe à nossa democracia e constituição. Eleições sem Lula é fraude!", defende o governador.

Outros comitês já foram lançados na cidade de Oeiras, Uruçuí, Floriano, Picos, Valença do Piauí e Esperantina. Esses locais serão base de apoio ao movimento em municípios vizinhos.

  • Foto: Facebook/Assis CarvalhoComitê em PicosComitê em Picos

O comitê de Picos, por exemplo, engloba os municípios de Alagoinha, Alegrete do Piauí, Aroeiras do Itaim, Belém do Piauí, Bocaína, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Grande do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Isaías Coelho, Itainópolis, Jaicós, Marcolândia, Monsenhor Hipólito, Padre Marcos, Paquetá, Pio IX, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, São José do Piauí, São Julião, São Luís do Piauí, Sussuapara, Vera Mendes e Vila nova do Piauí.

Além do PT, o comitê é integrado por centrais sindicais como CUT, CTB, Força Sindical, NCST, UGT e Intersindical, além de movimentos sociais como o MTST, o MST e a Marcha Mundial das Mulheres.

Facebook
Veja também