Viagora

Estiagem prejudica produção de mel na região de Picos

Em virtude da pouca produção muitos apicultores estão migrando suas abelhas para outros estados. 90% da produção do mel foi perdida

A produção de mel na região de Picos em 2012 foi considerada a pior dos últimos anos, segundo alguns produtores e a Cooperativa Apícola da Micro-região de Picos LTDA (Campil). Muitos produtores picoenses estão migrando suas abelhas para outros estados, com destino ao Maranhão, onde está chovendo com maior frequência.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarRoseni Moura e José Ribamar(Imagem:Reprodução)Roseni Moura e José Ribamar
José Ribamar Duarte, produtor de mel em Picos, diz ter levado mais de 200 enxames de abelha para a cidade de Santa Luzia no Maranhão. “Paguei R$ 300 de aluguel para colocar os exames numa fazenda na cidade. Muitos produtores daqui de Picos levaram também para lá”, diz.

Como muitos apicultores perderam a produção de mel, principalmente aqueles que não tiveram condições de exporta seu produto para outros lugares, aclamam por programas do governo para enfrentar o período de estiagem. Segundo a gerente comercial da Campil, Roseni Josefa de Moura, o governo esqueceu os apicultores, que poderia ter uma atenção maior por parte das autoridades, já que Picos é conhecida com a capital do mel. “Falaram em programa do governo para agricultura, mais para a apicultura ninguém ver falar em nada, o que resta agora é rezamos para a situação melhorar”, lamenta.

Roseni relata ainda que a Campil vem oferecendo todo apoio aos apicultores principalmente em ajuda-los em realizar financiamentos em banco. “O papel da Campil é de orientar os apicultores, receber o produto, pagar o preço justo e também é a casa onde eles têm apoio”, frisou.
Facebook
Veja também