Viagora

Estudantes de Teresina vão receber aparelhos para visão e audição

Os aparelhos serão distribuídos gratuitamente para aqueles que as consultas com especialista detectarem. Mais de 14 mil crianças de cinco e seis anos serão avaliadas.

Alunos da rede municipal de ensino que tiverem distúrbios precoce de visão e audição irão receber óculos e aparelhos auditivos da Prefeitura de Teresina. Mais de 14 mil crianças de cinco e seis anos serão avaliadas. A iniciativa é intermediada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que reunirão pedagogos de 263 escolas na próxima segunda-feira (15), no centro de formação Odilon Nunes a partir das 9h30, para planejamento da ação.

O objetivo do encontro é preparar os educadores para apontarem crianças que precisam de suporte. Os aparelhos serão distribuídos gratuitamente para aqueles que as consultas com especialista detectarem.

A gerente de Assistência ao Educando da SEMEC, Madalena Leal, afirmou que o projeto não é novo, e o que diferencia de anos passados é que agora tem a participação direta dos profissionais das escolas.

“Vamos capacitar os pedagogos para essa primeira análise, criança por crianças, encaminhado para uma avaliação completa. São alunos do II Período da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, exatamente as turmas que estão na fase mais importante do processo de alfabetização”.

Segundo a equipe, 10% dos casos avaliados precisam de aparelhamento. Estima-se que 1400 crianças recebam o benefício.

Facebook
Veja também