Viagora

Estudo diz que trombose pode ser indicador precoce da Covid-19

O estudo foi publicado no Journal of Vascular Surgery por cirurgiões vasculares da Escola de Medicina Miller, da Universidade de Miami, nos EUA.

Um artigo publicado no Journal of Vascular Surgery pelos cirurgiões vasculares da Escola de Medicina Miller, da Universidade de Miami (EUA), alerta que uma trombose pode ser um indicador precoce de infecção pelo novo coronavírus.

No artigo, os médicos descrevem o caso de um paciente de 67 anos que não tinha comorbidades pré-existentes e chegou ao hospital com grave descoloração no braço direito e dores na mão e no antebraço.

Outros exames mostraram que ele possuía coágulos nas artérias do braço, o que levou à isquemia, ou perda do fluxo sanguíneo que ameaçava o membro, e ele logo testou positivo para a Covid-19.

“Este paciente tinha um problema agudo no braço, que incluía dor, prostração e fraqueza. Essa foi a principal razão pela qual ele veio ao hospital. Descobrimos rapidamente que ele tinha Covid-19, embora tenha relatado apenas sintomas respiratórios leves”, mencionou o professor assistente de cirurgia Tony Shao, em comunicado divulgado pela universidade.

Apesar de a cirurgia ter salvado o braço do paciente e a maior parte de sua mão, ele acabou ficando semanas em um respirador antes de receber alta.

“Em estudos de autópsia de pacientes que morreram de coronavírus, os médicos descobriram que o vírus causa microtrombose, particularmente nos capilares dos alvéolos pulmonares. No entanto, os bloqueios descritos no estudo foram encontrados em uma artéria de tamanho médio”, disse o professor.

Conforme o comunicado da Universidade de Miami, os cientistas resolveram tornar público o caso para alertar as pessoas de que a Covid-19 não é apenas uma doença respiratória e que afetaria gravemente apenas as pessoas com comorbidades.

“As pessoas estão começando a perceber que a Covid promove a hipercoagulabilidade. Não sabemos exatamente qual é o mecanismo, mas agora ele está sendo reconhecido e estudado por diferentes sociedades médicas. Embora este seja certamente um vírus respiratório, temos que ter cuidado com a coagulação excessiva”, afirmou o principal autor do estudo, Niaxin Kang.

Com informações do R7.

Mais conteúdo sobre:

Coronavírus

Covid-19

Facebook
Veja também