Viagora

Estudo revela que Piauí é o estado que mais cresceu no Nordeste

A pesquisa foi realizada por pesquisadores de São Paulo que estudam o desenvolvimento de regiões brasileiras.

Um estudo feito por pesquisadores de São Paulo revelou que o Piauí foi o estado que mais cresceu no Nordeste. O trabalho resultou no livro "Piauí: trajetória e transição econômica que foi lançado na manhã desta segunda-feira (09).

Para o governador Wellington Dias, o trabalho do pesquisador Márcio Pochmann retrata bem a história de crescimento do estado. “O Piauí entrou no século XXI como o patinho feio do Brasil, onde tínhamos uma economia ainda muito incipiente, muito pouco desenvolvida. Hoje, nós estamos em razão de um conjunto de projetos implementados na infraestrutura, na atração de investimentos para várias áreas que naquele tempo eram só um potencial. Hoje, é uma realidade na geração de energia, produção de grãos, irrigação e outros serviços. Então, é isso que o pesquisador Márcio Pochmann, um dos maiores estudiosos respeitados no Brasil e no mundo mostra nesse trabalho, apontando essa trajetória do Piauí. E queremos seguir crescendo e buscando mais investimentos para o nosso estado”, disse.

O pesquisador explica que seu estudo se volta a observar como as regiões brasileiras tem se movido no século XXI e apontou o Piauí como um dos que mais se desenvolveu nos últimos anos. “Nós tínhamos, por exemplo, no século passado um maior dinamismo das regiões sudeste e sul do país. O que nós estamos verificando é que nessas últimas duas décadas praticamente há uma inversão em termos de dinamismo econômico, a vitalidade econômica se deu muito mais para as regiões do centro-oeste do nordeste e do norte. Quando vamos analisar do ponto de vista da dinâmica dos estados percebemos, por exemplo, que na região nordeste o estado do Piauí é aquele que teve maior dinamismo, que mais cresceu”, declarou o doutor em Ciência Econômica. 

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Facebook
Veja também