Viagora

Fábio Novo quer proibir uso de canudos plásticos no Piauí

O deputado busca que somente os canudos biodegradáveis ou reutilizáveis sejam utilizados.

O deputado Fábio Novo apresentou nessa terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Piauí, um projeto de lei com o objetivo de proibir o uso de canudos plásticos em estabelecimentos no estado. A proposta compreende também hospitais e até vendedores ambulantes. Ele busca que somente os canudos biodegradáveis ou reutilizáveis sejam utilizados.

  • Foto: Hélio Alef/ViagoraFábio Novo (PT)Fábio Novo (PT) defende a causa ambiental.

O parlamentar argumenta que esses objetos produzem muito lixo e afeta a vida dos animais marinhos. Os canudos representam 4% do lixo plástico produzido no planeta. Nós temos 500 milhões de canudinhos plásticos usados diariamente no mundo. Imagina a quantidade de lixo que isso representa. Você só usa uma vez e depois joga fora e isso chega nos nossos oceanos. E, por ano, são oito milhões de toneladas de plásticos que chegam nos nossos oceanos. Mais de cem mil aves marinhas morrem por ano por estarem consumindo, sem querer, o lixo plástico”, disse.

De acordo com a proposta, o descumprimento das determinações acarretará multa que varia de R$ 1 mil a R$ 5 mil, dependendo do porte do estabeleciemento.

Em Teresina, um vereador também defende um projeto nesse sentido. O parlametar Dr. Lázaro Carvalho (PPS) quer a proibição do uso de canudos plásticos por parte de restaurantes, lanchonetes, bares e semelhantes da capital.

  • Foto: Câmara Municipal de TeresinaAutor do Projeto de Lei, vereador Lázaro Carvalho (PPS).Autor do Projeto de Lei, vereador Lázaro Carvalho (PPS).

A proposta, apresentada no Plenário da Câmara Municipal, tem como objetivo preservar e proteger o meio ambiente, através da redução da quantidade de lixo acumulado em aterros sanitários e oceanos, além da conscientização da população para novos hábitos que previnem maiores danos ambientais.

Facebook
Veja também