Viagora

Faxina nos Bairros recolhe 113 toneladas de lixo em Teresina

O objetivo da atividade é promover a prevenção à zika, dengue e chikungunya por meio da eliminação dos criadouros de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

O projeto Faxina nos Bairros recolheu 113,62 toneladas de lixo no último sábado (22) em Teresina. O programa realizou sua 67ª edição nos bairros Monte Castelo (Zona Sul) e Bom Princípio (Zona Sudeste). O objetivo da atividade é promover a prevenção à zika, dengue e chikungunya por meio da eliminação dos criadouros de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaFaxina nos Bairros já recolheu mais de 6 mil toneladas de lixo em toda Teresina.Faxina nos Bairros já recolheu 113 toneladas no Monte Castelo e no Bom Princípio.

Durante a semana passada, as equipes de agentes de saúde mobilizaram a população dos bairros para depositarem seu lixo doméstico nas calçadas, inclusive os de grande porte que estivesse nos quintais que possam se tornar foco do mosquito. No sábado, as equipes de limpeza das SDU’s recolhem todo este material.

A faxina é complementada com atividades educativas, onde os agentes de endemias visitam os moradores dos locais contemplados para orientar sobre o combate do mosquito e de seus focos. “A população tem recebido bem o nosso trabalho, mas não podemos descansar e contamos com a colaboração de todos nesta luta”, disse Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A Faxina é promovida em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), com incentivo da participação da comunidade. Ela acontece semanalmente desde dezembro de 2015 e já recolheu 6377 toneladas de lixo em toda a capital.

Facebook
Veja também