Viagora

Fazendas piauienses aparecem em Lista de trabalho escravo

Cinco municípios do Piauí foram citados na Lista do Ministério do Trabalho.

Cinco municípios do Piauí têm fazendas citadas em Lista de Transparência Sobre trabalho Escravo Contemporâneo, divulgada na última segunda-feira (13), pelo Ministério do Trabalho (MT) a pedido da Repórter Brasil. As informações apresentadas fazem parte do banco de dados do MT, com dados atualizados até o mês de fevereiro deste ano (2017).

As fazendas citadas no documento foram investigadas por infração procedente, capitulada no artigo 444 da CLT, que se refere à constatação de trabalho em condições análogas às de escravo, constando a respectiva data em que sua decisão final se tornou irrecorrível.

Os municípios piauienses citados na lista são: Guadalupe, Paquetá, Assunção do Piauí, Barreiras do Piauí e Cajueiro da Praia.

O poder público divulgou a ''Lista de Transparência'' em resposta à Lei de Acesso a Informação. A solicitação pediu a relação de empregadores que foram autuados em decorrência de caracterização de trabalho análogo ao de escravo e que tiveram decisão administrativa transitada em julgamento. 

Fazendas e localidades do Piauí presentes na Lista:

Área de extração de carnaúba - Localidade Lagoa da Barra, zona rural, Guadalupe/PI

Carnaubal - zona rural, Cajueiro da Praia/PI

Povoado Morrinhos, zona rural, Paquetá/PI

Fazenda Cacimba Danta - Assunção do Piauí/PI

Fazenda Ipê - Barreiras do Piauí/PI

Lista de Transparência Sobre Trabalho Escravo Contemporâneo. 

Facebook
Veja também