Viagora

Férias do mês de julho contrataram 16,5 mil temporários, diz Asserttem

75% das vagas foram preenchidas por pessoas com idade de 18 a 39 anos.

Pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) ao Instituto Ipema informa que foram contratados 16,5 mil temporários no país pelos setores de lazer e entretenimento (13 mil), indústria e comércio (3,5 mil), no mês de julho. Na comparação com 2011, o número de contratações ficou praticamente estável.

No Norte, foram 1.048 contratações; no Nordeste, 2.544; no Sudeste, 8.559; no Sul, 2.904; e no Centro-Oeste, 1.442.

Do todas as vagas, 75% foram preenchidas por pessoas com idade entre 18 e 39 anos, em funções como atendimento, operadores de brinquedos, serviços de quarto, garçons, degustação de produtos e promotores de vendas. Os jovens tiveram no mês de julho a primeira oportunidade de participar do mercado de trabalho, preenchendo cerca de 6 mil vagas temporárias.

Aproximadamente 1 mil trabalhadores tiveram seus contratos temporários transformados em efetivo, redução de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. A justificativa está na desaceleração substancial da economia brasileira nos últimos meses, o que acabou por influenciar o comportamento das empresas frente às efetivações. No caso do lazer e entretenimento, o índice de efetivação foi de 9%, e na indústria e comércio, de 3%.
Facebook
Veja também