Viagora

Festejos de São Pedro no bairro Poti Velho se encerram nesta sexta

A festa, que é realizada desde a década de 50, deve atrair centenas de devotos ao longo do dia.

O tradicional festejo de São Pedro Apóstolo e Pescador do bairro Poti Velho, na zona norte de Teresina, está se encerrando nesta sexta-feira (29). A festa, que é realizada desde a década de 50, deve atrair centenas de devotos ao longo do dia.

  • Foto: PASCOMA festividade está acontecendo desde o dia 19 de junho.A festividade está acontecendo desde o dia 19 de junho.

No início da manhã de hoje, já aconteceu a missa destinada aos pescadores, nas margens do rio Poti. Às 9h, aconteceu a corrida de canoas e depois o almoço compartilhado.

Há 31 anos, João de Deus Silva, pescador, acompanha a tradição deixada por seus pais, que foram alguns dos idealizadores do festejo. "Eu espero que os pescadores acompanhem a procissão fluvial em suas canoas, para que esse costume tão bonito não venha a desaparecer como muitos outros. Levarei minha família também", comenta.

Para o padre Frei Aguiar, responsável pela Paróquia, o festejo de São Pedro é uma oportunidade para que os fiéis se identifiquem com a personalidade de Pedro, e entregar-se totalmente a Cristo. “São Pedro era um pescador da Galileia, que Jesus o encontrou às margens do mar, o olhou, e o chamou para ser seu discípulo. Ele conviveu com o Divino Mestre e foi transformado em apóstolo”, explica o pároco.

  • Foto: PASCOMA procissão faz parte da tradição da festividade do bairro.A procissão faz parte da tradição da festividade do bairro.

Às 16h, está programado para acontecer o translado da imagem em carreata até o cais do rio Parnaíba, próximo ao Iate Clube, dando início à procissão fluvial. Já às 17h, ocorrerá a chegada da imagem no cais do Pesqueirinho, seguida de procissão solene pelo bairro Poti Velho. Por fim, acontece a missa solene de encerramento, na Capela Nossa Senhora do Amparo, que será presidida por Dom Jacinto Brito, arcebispo metropolitano de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também