Viagora

Festival da Cajuína acontece no Riverside a partir desta quinta (24)

O Festival está na sua 5ª edição e conta com uma vasta programação

O 5º Festival de Cajuína terá início nesta quinta-feira (24) no Shopping Riverside, e trará ao público durante dois dias, palestras, oficinas, apresentações artísticas, receitas e diversas atividades com intuito de valorizar a cajuína.

"O Piauí tem uma produção considerável de caju, a cajuína é um patrimônio brasileiro, mas também um patrimônio aqui do Piauí, e o festival, além dessas discussões, desses rumos, também ajuda a divulgar os produtos da cajuína aqui do estado”, relatou Patrícia Vasconcelos Lima, superintendente da Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

  • Foto: Paulo BarrosFestival de Cajuína na sua 4ª edição.Festival de Cajuína na sua 4ª edição.

O Festival será promovido pela Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi), que desde 2005 trabalha com a agricultura familiar e com o cultivo do caju, que é uma grande fonte de renda que fomenta a economia local.

Segundo Lenildo de Lima e Silva, presidente da Cajuespi e da Câmara Setorial da Cajucultura, “o Festival da Cajuína é uma fonte de divulgação do nosso produto e uma forma de mostrar para as pessoas a qualidade desse produto. A produção de cajuína aumentou muito depois do primeiro festival, em 2009, e de lá para cá vem crescendo em torno de 20%. Pessoas fabricando a cajuína, todo mundo interessado em fazer uma cajuína melhor, com mais qualidade. E o festival também traz o produtor para se capacitar, assistir palestras, realmente melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos”, explicou.

Confira a programação do Festival:

24/08

10h às 14h – oficinas interativas de Licor de Caju e de Receitas de Caju.

15h – oficinas interativas de Produção de Mudas de Caju e de Culinária do Caju.

16h – palestra “Perspectivas da Cajacultura”, com Wagner Juca, e “Regulamentação da produção e comercialização de bebidas”, com Adriana Chagas Barreto (Ministério da Agricultura).

17h – oficina interativa Delícias do Caju.

18h – oficina interativa de Doce de Caju, apresentação artística de Gonzaga para Todos e da Banda de Música PM/PI.

20h – Amauri Jucá.

25/08

10h – oficinas interativas de Produção de Cajuína, Culinária do Caju e Produção de Mudas do Caju. Palestra “Cooperativismo e Empreendimentos Solidários”, com Leo Pinho (Unisol Brasil).

14h – oficina de Receitas de Caju.

15h – palestra “A Cajuína sem Gelatina”, com Fernando Abreu (Embrapa/CNPAT/Sebrae), oficinas interativas de Produção de Mudas de Caju e Doce de Caju.

16h – painel “Muda de Caju: Inovação ou Tradição?", com Paulo Roberto e Luis Eduardo, e palestra “Legalização da Produção de Mudas de Caju”, com Alonso da Mota Lamas (Ministério da Agricultura).

17h – atrações artísticas: Grupo de Flauta Música p/Todos e Banda de Música do IFPI.

19h – oficina interativa de Produção de Cajuína e apresentação do Balé da Cidade.

20h – atrações artísticas.

26/08

10h – oficinas interativas de Produção de Cajuína, Produção de Mudas de Caju e Culinária do Caju.

15h – oficinas interativas de Doce de Caju e Delícias do Caju.

16h – palestra “Movendo o Mundo através de ideias: aprendera empreender”.

17h – atração artística: Orquestra Sanfônica - Música para Todos.

19h – atrações artísticas, escolha da Garota Cajuína, sorteio de kit de irrigação para produtores de caju e escolha da melhor cajuína.

20h – encerramento.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também