Viagora

Fies passa a exigir nota mínima de 400 pontos na redação do Enem

Atualmente, para ser apto a participar do programa, bastava não zerar a redação. O programa também poderá ter redução no número de vagas ofertadas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece a estudantes de baixa renda a chance de estudar em instituições particulares, passará a exigir a partir de 2021 a nota mínima de 400 pontos na redação do Exame nacional do Ensino Médio (Enem).

A medida foi aprovada pelo Comitê Gestor do Fies, e além de exigir nota mínima na redação, o programa também poderá ter uma redução no número de bolsas ofertadas pelo Governo Federal. Anteriormente não havia exigência de uma nota mínima, era necessário apenas não ter zerado a redação, e ter nota média de 450 pontos nas provas objetivas. 

Agora, também ficou mais difícil mudar de curso dentro da instituição de ensino. Segundo as novas regras, para serem transferidos, os estudantes beneficiados pelo Fies precisam ter resultado igual ou superior à nota de corte do novo curso desejado. O Ministério da Educação (MEC) informa que as mudanças foram feitas para garantir a “meritocracia como base para formar profissionais ainda mais qualificados”.

Também foi aprovado pelo Comitê Gestor a possibilidade de redução das vagas ofertadas. Com a mudança, as vagas podem passar de 100 mil em 2020 para 54 mil em 2021 e 2022, caso não haja alteração nos parâmetros econômicos atuais. Por outro lado, o comitê flexibilizou as regras do P-Fies, modalidade mantida por fundos constitucionais e de desenvolvimento e por bancos privados. Agora, para contratar essa modalidade, não será mais preciso ter feito o Enem, e não há mais limite de renda.

Facebook
Veja também