Viagora

Filho do prefeito Zé Salú recebe salário de enfermeiro em posto de saúde que não funciona há anos

Após sete anos e seis meses de administração do prefeito Zé Salú, o Posto de Saúde nunca funcionou a contento e está abandonado há vários anos.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPosto de Saúde Constantino Machado da Cunha. (Imagem:Reprodução)Posto de Saúde Constantino Machado da Cunha.
O posto de Saúde Constantino Machado da Cunha Inaugurado no início de 2005 no princípio da gestão do prefeito Zé Salú, localizado na localidade Lagoa Alegre na cidade de Cocal de Telha; foi instalado com a promessa de suprir a carência do povo daquela localidade na área da saúde. Fato que na época deixou a população local muito satisfeita com a obra. No entanto, atualmente o posto é motivo de tristeza, humilhação e desolação.

Após sete anos e seis meses de administração do prefeito Zé Salú, o Posto de Saúde nunca funcionou a contento e o prédio construído com recursos do Ministério da Saúde e do Fundo Municipal de Saúde está abandonado há vários anos.

A população indignada com a situação e com o abandono do posto de saúde denunciou o fato ao Ministério da Saúde que enviou técnicos para realizarem fiscalização in loco, constatando as irregularidades que vão do abandono à fraude no cadastro dos profissionais que deveriam trabalhar naquela unidade de saúde.

Para enganar a fiscalização do Ministério da Saúde, o Posto de Saúde da localidade foi reaberto às pressas e equipamentos do Posto de Saúde da sede do município, como macas, mesas e cadeiras foram levados para lá e que após a fiscalização tudo foi devolvido e o prédio foi novamente fechado por determinação do prefeito Zé Salú e do secretário de saúde da época, Marco Erasmo.

Verificando no site do Ministério da Saúde, mais precisamente no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) a lista dos profissionais de saúde que estão cadastrados e que deveriam trabalhar diariamente no Posto de Saúde da localidade; observa-se o nome de profissionais que nunca botaram os pés na localidade e muito menos no Posto de Saúde para trabalhar, mas que recebem mês a mês seus vencimentos como se estivessem trabalhando e prestando serviço a comunidade.
Imagem: ReproduçãoPrefeito de Cocal de Telha, Zé Salú.(Imagem:Reprodução)Prefeito de Cocal de Telha, Zé Salú.

Dentre esses funcionários está o nome do atual Secretário de Finanças do município e filho do prefeito Zé Salú: Marcos Erasmo da Silva que aparece na lista como enfermeiro trabalhando de segunda a sexta-feira no Posto de Saúde. Como se não bastasse o salário de secretário de Finança, ele também recebe o salário de enfermeiro do ESF(antigo PSF). Fato esse que caracteriza acumulação ilegal de cargos.

O fato deverá ser encaminhado ao Ministério Público Federal que deverá tomar as medidas cabíveis aos responsáveis pela fraude e consequentemente pedir a devolução dos recursos recebidos indevidamente e a punição judicial de todos.

Alguns moradores informaram que uns poucos profissionais visitam uma vez por semana a comunidade e atendem dentro do ônibus da saúde que os trazem ou na escola municipal que fica ao lado do posto de saúde.

Clique aqui e confira a lista dos profissionais do Posto de Saúde Constantino Machado Cunha (Povoado Lagoa Alegre).
Facebook
Veja também