Viagora

Firmino autoriza funcionamento de todas as atividades aos sábados

A decisão foi tomada em reunião entre o prefeito e membros do COE, mediante análise do Painel da Covid-19.

Seguindo as orientações do Centro de Operações em Emergências (COE), o prefeito Firmino Filho irá decretar a manutenção da permissão para o funcionamento das atividades econômicas aos sábados em Teresina.

A flexibilização é uma resposta à queda significativa do número de atendimentos por síndromes gripais, taxa de ocupação de leitos de UTIs, óbitos e número de novas infecções da Covid-19. A decisão foi tomada durante reunião entre o prefeito Firmino Filho e membros do COE, em que foram apresentados os dados do Painel Covid-19, nesta quarta-feira (2).

“Os números são bastante claros e apontam para uma redução significativa, o que permitiu liberar o funcionamento das atividades aos sábados. Mas, para que Teresina continue apresentando redução progressiva de novos casos e óbitos, é necessário continuar com os cuidados de distanciamento e higiene”, destacou o prefeito.

Segundo Walfrido Salmito, membro do COE, a análise dos dados do Painel Covid-19 da FMS aponta para uma tendência de redução nos casos de infecção pelo novo coronavírus em Teresina.

“Considerando os números decrescentes, optamos pela reabertura gradual, lenta e consciente das atividades econômicas. Entendemos os dois lados e, por isso, tivemos um consenso de que precisamos manter a reabertura, incluindo os sábados e finais de semana. Neste primeiro momento, faremos a reabertura do sábado completo para todas as atividades econômicas”, explicou o médico.

Diante disso, a partir deste sábado (5) serão reabertas todas as atividades, incluído bares, restaurantes e shopping centers. O funcionamento segue o mesmo horário da semana.

No entanto, as medidas de isolamento social menos brandas se mantêm aos domingos. Está permitido apenas o funcionamento de farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente de comida pronta, gás de cozinha e água; órgãos e profissionais de comunicação; serviços e rituais religiosos; e situações comprovadas de urgência e emergência.

“O domingo ainda permanece com restrições, mas se tudo continuar como está, programamos que, no futuro, todas as atividades serão reabertas todos os dias”, acrescentou Walfrido Salmito.

Facebook
Veja também