Coronavírus no Piauí

Firmino diz que comércio varejista e atacadista reabrirá dia 27 de julho

De acordo com o prefeito, se tudo ocorrer dentro do previsto, setores como o comércio varejista e atacadista poderá ser retomado a partir do dia 27 de julho.
14/07/2020 14h03 - atualizado

Nesta terça-feira (14), o prefeito Firmino Filho fez declarações sobre a retomada das atividades econômicas em Teresina, que foram suspensas como forma de evitar a propagação da pandemia da Covid-19, e disse que o comércio varejista e atacadista está previsto para ser reaberto no dia 27 de julho.

O prefeito explica que a retomada das atividades na capital foi dividida em quatro fases, e relata que a primeira fase, que compreende as atividades de construção civil e lojas de construção, já está na metade, porém, as fases de retomada foram mal interpretadas por muitos comerciantes, o que gerou uma grande movimentação no Centro de Teresina, sendo necessário a prefeitura isolar algumas ruas que dão acesso à região.

“Nós faseamos essa retomada em quatro fases, a primeira fase está em sua metade, apenas a primeira etapa foi cumprida. De início nós tivemos uma má interpretação por muitas pessoas, especialmente empresários que acharam que abriu geral, daí a necessidade de fazer aquela intervenção [no Centro de Teresina]”, explicou o prefeito à TV Clube.

Segundo Firmino, os dados da pandemia na cidade têm caído, o que permite que a prefeitura sinalize a reabertura gradual de alguns setores seguindo as fases do planejamento que foi estabelecido. O prefeito diz ainda que se tudo ocorrer dentro do previsto, setores como o comércio varejista e atacadista poderão ser tomados a partir do dia 27 de julho.

“Os dados mostram que houve pico na última semana de junho. Nós já estamos com duas semanas com várias quedas. [...] A primeira fase será concluída na próxima semana. Nós teremos na segunda-feira, dia 20, a retomada do comércio de veículos, aberto com todos os protocolos, assim como também o comércio de peças de veículos, só que esse comércio não poderá ser presencial. Já é assertivo, depois do dia 27 nós vamos iniciar a nossa segunda fase. [...] No dia 27 nós teremos o comércio atacadista e o comércio varejista de bens não duráveis, que incluiria também o comércio dos shopping centers”, comenta Firmino.

O prefeito ressalta ainda que estas datas são apenas o planejamento da Prefeitura de Teresina, e podem ser alteradas caso haja necessidade e só será permitido a retomada dos setores economicos se houver segurança.

“É importante dizer, para garantir a população o compromisso que nós temos com a vida. Tudo isso é o nosso planejamento, agora, ele só vai ser executado se nós tivermos segurança em relação ao que está acontecendo. Até agora nós podemos dizer que os dados dessa doença em Teresina nas últimas duas semanas estão decrescentes e nós esperamos que nessa semana também o seja”, diz o prefeito.

Mais na Web