Viagora

Firmino Filho quer envolver a sociedade na criação do Plano Municipal de Cultura

Entre as propostas de Firmino Filho para o setor destacam-se a criação de Complexos Culturais de Teresina, contemplando as quatro regiões da cidade.

Uma das primeiras medidas que o candidato a prefeito da coligação Construindo Novos Caminhos, Firmino Filho vai tomar quando assumir a Prefeitura de Teresina, caso seja eleito este ano será a elaboração do Plano Municipal de Cultura. A ideia é promover discussões democráticas com a participação da sociedade a fim de que seja estabelecida uma política permanente para o setor.Para o candidato do PSDB o fortalecimento de políticas públicas para o setor cultural passa, em primeiro lugar, por uma ampla discussão das entidades que atuam no setor, para que possam adotar diretrizes a serem seguidas pelo poder público. “Nesse sentido, o diálogo com todos os setores envolvidos é fundamental”, enfatiza Firmino Filho.

Ele lembra que foi por meio da conversa franca com as entidades que foi possível às gestões tucanas a tomada de decisões como a da construção do teatro João Paulo Segundo, no Dirceu Arcoverde e a transformação do antigo Mercado do Cajueiro, no centro da cidade, em um moderno Palácio da Música, ambos feitos pelo ex-prefeito Silvio Mendes.

» Candidato Firmino Filho pretende criar selo para facilitar trabalho aos jovens
» Candidato Pantikão defende postos de saúde nas comunidades e diz que educação é fundamental
» TV Cidade Verde dá continuidade ao debate com os candidatos a prefeito de Teresina
» Leia mais sobre Eleições 2012

“Precisamos avançar numa política cultural que envolva toda cidade. Vamos reforçar o nosso tradicional calendário cultural; mas vamos também ampliar as ações a fim de envolver mais as comunidades, sobretudo aquelas da periferia, para que se sintam inseridas nesse processo de produzir cultura”, enfatiza o candidato.

Entre as propostas de Firmino Filho para o setor destacam-se a criação de Complexos Culturais de Teresina, contemplando as quatro regiões da cidade com midiateca, anfiteatro, praças, espaços de convenções para a exibição das produções culturais dos participantes de cursos e oficinas propostas pela prefeitura, além de museus diferenciados como os da Pessoa, da Imagem e do Som.

O candidato tucano também pretende criar o Museu de Arte Popular do Piauí, com o objetivo de resgatar a cultura popular nos mais diversos segmentos das artes; criar e instalar a Pinacoteca Municipal de Teresina, reunindo obras e exposições de artísticas locais, nacionais e internacionais e , ainda, criar e instalar a Estação Ciência, área de exposição e divulgação científica da cidade, em colaboração com o Ministério da Ciência e Tecnologia, universidades e institutos públicos de pesquisa e faculdades privadas.
Mais conteúdo sobre:

Firmino Filho

Facebook
Veja também