Viagora

Firmino quer aumentar para 500 o efetivo da Guarda Municipal

O prefeito envio para a Câmara dos vereadores um pedido de alteração no projeto que cria a GCM e pede que o efetivo aumente a criação de mais 270 vagas.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, enviou para a Câmara de Vereadores um pedido de alteração no projeto de lei Nº 3.834, de 23 de dezembro de 2008, que cria a Guarda Civil Municipal (GCM) e pede o acréscimo de 270 vagas, passando de 230 para 500 cargos.

De acordo com o Secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, o objetivo é aumentar até o mês de março de 2020 o efetivo da Guarda Municipal com os alunos que estão passando por formação.  

“Isso faz parte da dinâmica da administração pública aliada à necessidade de se adequar às demandas da população. Esse pedido visa um aumento no importante serviço prestado pela Guarda Civil Municipal à sociedade”, disse.

  • Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de TeresinaGuarda Municipal de Teresina.Guarda Municipal de Teresina.

No pedido enviado à Câmara, o prefeito reforça ainda que as vagas serão preenchidas por meio de concurso público e que 20% serão destinadas ao público do sexo feminino. Atualmente a GCM conta com o efetivo de 135 guardas nas ruas. Ainda segundo o secretário, mais guardas estarão à disposição.  

“Além desses nós temos 285 alunos, que se tudo ocorrer dentro do planejado, ficarão à disposição da sociedade para atuar de modo imediato após o término do curso de formação. Esse é um dos objetivos dessa gestão através desse pedido de alteração na lei e mais uma ferramenta de combate à violência em Teresina. Vamos ficar na expectativa de uma resposta positiva da Câmara”, completou o secretário.

Criada em 2017, a GCM atua na preservação dos bens e patrimônios do município e na assistência a comunidade. Além disso, a Guarda Municipal possui um canal de atendimento à população por telefone, através do número 153. O serviço recebe ligações de telefone fixo, orelhão ou celular, gratuitamente.

Facebook
Veja também