Coronavírus no Piauí

Firmino reúne gestores para discutir protocolo de retomada de obras

Durante a reunião, os gestores apresentaram ao prefeito os protocolos de segurança necessários para a retomada de obras da Prefeitura de Teresina.
12/07/2020 10h15 - atualizado

Na manhã desse sábado (11), refeito Firmino Filho reuniu, por meio de videoconferência, com os gestores das SDU’s, SEMDUH, SDR e SEMPLAN para discutir o protocolo de retomada de obras da Prefeitura de Teresina.

Durante a reunião, os gestores apresentaram ao prefeito os protocolos de segurança necessários para a retomada de obras, respeitando as medidas de distanciamento social, uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e higienização frequente nos ambientes de trabalho. Entre as medidas apresentadas, está a permanência em trabalho remoto dos funcionários em grupo de risco, que ficam destinados ao cumprimento das demandas de suas respectivas gerencias.

Para o prefeito Firmino Filho, os protocolos de segurança são necessários para balizar o retorno das atividades nas gerencias municipais, e que elas devem ser adotadas de forma consciente e segura.

“Nesse momento de retomada é importante que seja adotados os protocolos para garantir a segurança dos trabalhadores. Estamos em uma fase em que conseguimos avançar e, com as medidas mais rígidas adotadas pela Prefeitura, estamos trabalhando para conter a proliferação do novo coravírus na capital. Não podemos retroceder, por isso é necessária uma retomada lenta, gradual e responsável”, disse o prefeito.

Nessa primeira fase da retomada na capital, estão autorizados a funcionar os setores da indústria, da construção civil, agropecuária, pesca, agricultura e algumas atividades técnicas. A etapa terá 14 dias, e os estabelecimentos comerciais e empresariais que já possuem autorização de funcionamento terão horários diferenciados para abertura de quatro dias por semana, de segunda a quinta-feira, em turno único de trabalho de seis horas consecutivas por dia. Todos ficam obrigados a fixar cartazes com orientações sobre a Covid-19 e as medidas de proteção dentro do estabelecimento para clientes, funcionários e prestadores de serviço.

Com base no decreto, fica estabelecida para o dia 20 a reabertura das atividades ligadas aos setores de concessionárias, vendas de peças e automotivo, utilizando o sistema de delivery ou drive-thru. No último dia 06 de julho foram retomadas as atividades dos setores da indústria, da construção civil, da agropecuária, pesca, agricultura e algumas atividades técnicas. A duração de cada fase do plano de retorno dependerá também do cenário da Covid-19 na cidade.

Mais na Web