Viagora

Fiscalização para reduzir acidentes é intensificada no Piauí

O estado registrou uma queda de 22,51% no número de indenizações por invalidez permanente e 5,78% de indenizações por morte em decorrência de acidentes

Dados da Seguradora Líder, empresa que administra o seguro Dpvat, apontam que, em 2018, o número de indenizações por acidentes caiu 18,09% em relação aos números de 2017. Ainda de acordo com o relatório, o Piauí registrou uma queda de 22,51% no número de indenizações por invalidez permanente e 5,78% de indenizações por morte em decorrência de acidentes de trânsito.

Segundo Arão Lobão, diretor-geral do Detran, o dado deve ser comemorado e é reflexo das ações contínuas de fiscalização, educação e sinalização de trânsito.

“As ações de educação, fiscalização e sinalização promovem segurança no trânsito, levam os condutores à reflexão das possibilidades de escolhas no dia a dia que podem acarretar graves consequências nesse ambiente. Nosso intuito é educar e salvar vidas”, destaca o gestor.

Em 2018, mais de 500 mil pessoas foram alcançadas pelo trabalho educativo da Escola Piauiense de Trânsito (EPT). Foram 497 ações como blitzen educativas, abordagem e atendimentos em escolas e empresas. A equipe também esteve em 117 municípios do interior do estado trabalhando a temática.

Além do cronograma contínuo, a EPT promove ações pontuais como Maio Amarelo, Semana Nacional do Trânsito, realizado todos os anos com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Ainda em 2018, o órgão implantou uma nova versão do sistema de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), que é o banco de dados que registra toda a vida do condutor, além de controlar a emissão da CNH e da Permissão Internacional para Dirigir (PID). O novo sistema traz uma interface, um conjunto de características que visa à melhoria de todos os processos referentes à habilitação, garantindo agilidade e segurança ao usuário.

A Operação Lei Seca é uma idealização do Detran e conta com a participação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Companhia de Policiamento Independente de Trânsito (Ciptran), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI).

Mais conteúdo sobre:

Detran-PI

Facebook
Veja também