Viagora

Flamengo-PI abre ação contra escalação irregular do Parnahyba

O Fabiano atacante do Parnahyba, segundo o Leão, tinha três cartões e não podia jogar a semifinal do estadual.

Nessa segunda-feira (3), por volta das 15h30, o clube do Flamengo do Piauí, abriu processo no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) contra o Parnahyba. A alegação é que o Parnahyba havia escalado o atacante Fabiano que estava impedido de jogar na semifinal, pois havia recebido três cartões amarelos no primeiro turno do Campeonato Piauiense, desse modo, infringindo o parágrafo segundo do regulamento da competição.

“No primeiro jogo contra o Picos recebeu um [cartão amarelo], com o Piauí dá dois e na última rodada do primeiro turno contra o Flamengo ele recebe o terceiro. Dessa forma, não podendo ter jogado a semifinal”, declarou Thiago Vasconcelos, Presidente do Flamengo do Piauí.

  • Foto: Facebook/Esporte Clube Flamengo / PIFlamengo do Piauí disputa semifinal do estadual neste sábado (18)Flamengo do Piauí 

De acordo com o assessor, o clube enxergou a escalação do jogador dessa maneira, pois no jogo contra o Picos, Fabiano recebeu um cartão amarelo, contabilizando o primeiro cartão de três; no outro jogo contra o Piauí recebeu dois cartões amarelos, onde, segundo o regulamento, descarta-se o segundo cartão da partida e contabiliza o primeiro amarelo como válido para somatória dos 3 cartões, acarretando em suspensão; o terceiro cartão recebido foi contra o Leão, ainda na roda de grupos.

“Teve um jogo do Parnahyba em que ele [o Fabiano] foi expulso, ele já tinha pego um cartão amarelo em um jogo anterior, aí nesse jogo que Fabiano foi expulso, pegou o primeiro cartão amarelo e depois pegou o segundo, sendo expulso, aí ele ficou de fora no outro jogo. Na partida seguinte contra o Flamengo ele jogou de novo e pegou o terceiro amarelo. Por que nesse jogo que ele pegou o cartão vermelho, o primeiro cartão amarelo que ele pegou participa da contagem para a suspensão, segundo regulamento da competição. Então ele chegou à semifinal contra o Flamengo, segundo nosso departamento jurídico, com três cartões amarelos o que deixaria ele de fora da partida”, declarou Abdias.

O presidente ainda considerou que pode ter existido a possibilidade do regulamento da competição ter sido escrito com o ideal de ser semelhante aos outros regulamentos, contudo o texto é diferente o que dá margem para o clube recorrer.

“O texto do regulamento da competição prevalece sobre os demais regulamentos. E o regulamento da competição ele é nitidamente diferente do regulamento geral. Inclusive, a gente tinha deixado passar, justamente, porque a nossa observação sobre o regulamento da competição estaria em consonância com os demais regulamentos. Mas o texto é diferente, e nossos advogados entendem que hermeneuticamente há uma diferença nesse regulamento da competição. De repente, eles tinham a intenção de colocar algo semelhante aos outros regulamentos, contudo no texto é diferente”, informou Thiago Vasconcelos.

Se o TJD acatar o pedido do clube, o Parnahyba automaticamente é eliminado da competição, pois o jogo irregular foi durante a semifinal do campeonato (se fosse numa fase de grupo o Parnahyba perderia seis pontos), e após decisão seria marcado uma nova fase final do primeiro turno do estadual, que seria Altos e Flamengo-PI.

Mais conteúdo sobre:

Flamengo

Facebook
Veja também