Viagora

Florentino Neto faz monitoramento de cidades com casos da Covid-19

Segundo o secretário, a Sesapi está trabalhando em conjunto e mantendo contato com as prefeituras.

A  Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a Prefeitura de São José do Divino e Prefeitura de Piracuruca, está monitorando  os familiares e as pessoas que tiveram contato recente com o prefeito Antônio Nonato Lima Gomes , que faleceu na última sexta-feira (27) e teve resultado positivo em seu exame para Covid-19.

De acordo com o secretário de Saúde, Florentino Neto, os protocolos estabelecidos determinam que a família e pessoas que tiveram contato com o prefeito Antônio Nonato Lima Gomes fiquem em isolamento social observando o surgimento ou não de alguns sintomas.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíSecretário Florentino NetoSecretário Florentino Neto

Segundo o secretário, a Sesapi está trabalhando em conjunto e mantendo contato com as prefeituras e com a gerência regional de Parnaíba, onde também foi confirmado um caso da doença.

“Estamos analisando a nova configuração de casos no nosso estado, já que temos um caso novo em Parnaíba e o caso de São José do Divino. Sabendo disso, estamos desenvolvendo ações com as prefeituras dos municípios e com a gerência regional de Parnaíba e estamos cumprindo o que estabelece nosso plano de contingência. Este trabalho em conjunto e de monitoramento é essencial para contermos a proliferação do vírus e o surgimento de mais casos no nosso estado”, destacou o secretário.

Reforço dos cuidados

Conforme o infectologista e diretor do Hospital Natan Portella, Dr. José Noronha, o registro do 1° óbito não modifica os protocolos que já haviam sido estabelecidos, e relata que já era esperado que em algum momento isso poderia acontecer.

“Dessa forma, não haverá modificação nestes protocolos. No entanto, é importante que reforcemos, com a população, a importância dos cuidados que já vinham sendo tomados, seja como hábitos de higiene ou nas medidas de isolamento social que foram adotadas”, enfatizou.

O médico reforça ainda que a medida de isolamento soceial é uma forma de proteção para todos. “Fora o isolamento das pessoas, aqueles que tiveram contato com alguém que testou positivo para o Covid-19 precisam, além de se isolarem, observarem o surgimento ou não dos sintomas. Caso os sintomas apareçam, é importante ampliar a hidratação. Com febre persistente por mais de 24h associada ou não a falta de ar, a pessoa deve procurar o serviço de saúde”, informou o Dr. José Noronha.

Facebook
Veja também