Viagora

Florentino Neto toma posse como secretário de Estado da Saúde

"Meu objetivo é que possamos continuar a trajetória de levar serviços de media e alta complexidade para as macro regiões do Piauí, continuar investindo nos Hospitais Regionais", disse o secretário

À frente da Secretaria de Estado da Saúde desde maio de 2017, o advogado e administrador Florentino Alves Veras Neto inicia mais um ciclo como gestor da saúde pública no Piauí. A solenidade de posse ocorreu nesta segunda-feira (6), no Palácio do Karnak.

“Meu objetivo é que possamos continuar a trajetória de levar serviços de media e alta complexidade para as macro regiões do Piauí, continuar investindo nos Hospitais Regionais  e fazer com que o cidadão piauiense possa ter em suas regiões de saúde um atendimento que seja cada vez mais resolutivo, para que eles dependam menos de estarem viajando para encontrarem atendimento na área de saúde. Vamos dar continuidade ao trabalhos fortalecendo cada vez mais ações que beneficie nos atendimentos da população”, destaca o gestor.

Ao longo desses últimos dois anos como gestor da Saúde, Florentino Neto coordenou diversas conquistas, como o início das obras de construção da Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-Infantil de Teresina. A nova maternidade terá impacto significativo na melhoria da assistência à mulher e o bebê. A obra está orçada, na primeira etapa, em aproximadamente R$ 84 milhões, com recursos de emenda dos deputados federais Assis Carvalho e Iracema Portela, além do Tesouro Estadual.

A nova Maternidade vai atender numa estrutura hospitalar mais moderna, com o dobro da capacidade na assistência intensiva. Somente em UTI adulta, serão 20 unidades, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê.

Renova Saúde
O gestor criou o programa Renova Saúde, ação que equipou os hospitais públicos da capital e do interior com equipamentos de ponta, facilitando o acesso a cirurgias mais modernas. O Renova Saúde vem permitindo o aumento na resolutividade nos hospitais regionais e ainda o aumento na oferta de serviços em média e alta complexidade.

Já foram investidos no programa mais de R$ 20 milhões, tanto de recursos próprios como de emendas parlamentares. Além dos investimentos em equipamentos, foram feitas reformas e ampliações na rede hospitalar estadual com abertura de novos leitos comuns, de estabilização e 10 leitos de Unidade Terapia Intensiva no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

Mais conteúdo sobre:

Florentino Neto

Facebook
Veja também