Viagora

FMS abrirá processo para apurar conduta de agentes da Zoonoses

A medida foi tomada após alguns vídeos circularem nas redes sociais em que os agentes do zoonoses estão resgatando animais de rua de forma agressiva.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que irá abrir processo administrativo para avaliar a conduta da equipe de Gerência de Zoonoses (Gezoon) em uma ação de recolhimento de animais de rua em que foram acusados de maus-tratos.

Desde a manhã desta quinta-feira (28) circula nas redes sociais alguns vídeos em que a equipe do zoonoses resgata animais de rua, a pedido de uma empresa de telemarketing, e durante ação os agentes foram acusados de agressão e maus-tratos aos animais.

  • Foto: DivulgaçãoFMS irá abrir processo para avaliar a conduta do ZoonoseFMS irá abrir processo para avaliar a conduta do Zoonose

Raissa Rocha, protetora independente dos animais e que também participa de alguns grupos de proteção, contou ao VIAGORA que iria realizar um encontro com equipe da Gezoon para orientar como resgatar os animais.

“E aí eu até conversei com a doutora Roseli, que é da APIPA, para que gente fosse lá conversar com o pessoal [equipe da Gezoon] para instruí-los de como tratar os animais, esse tipo de coisa, mas não deu tempo. Quando foi hoje a gente já amanheceu com toda essa confusão”, conta a protetora.

Em nota, a FMS informou que os animais estão em um canil, e terão o prazo de 72h para que os proprietários peguem seus animais, e caso contrário, eles serão entregues para adoção. Porém, a protetora Raissa Rocha conta que os animais não irão para adoção, eles serão sacrificados.

“Porque quando vai para o Centro de Zoonoses é para ser 'eutanaziados', eles não colocam para a adoção não. Então indo para lá, eles vão para serem 'eutanaziados', e ainda ser pegos de uma forma truculenta desse jeito. Então esse é a nossa indignação”, comenta Raissa.

A protetora conta ainda que foram registrados vários boletins de ocorrência nesta tarde (28) na Delegacia do Meio Ambiente, e que agora ela, junto com outras pessoas que apoiam a causa, irão para o Zoonose tentar resgatar os animais.  

Facebook
Veja também