Piauí

FMS aguarda Ministério da Saúde para repor vacina de sarampo

A recomendação de especialistas da FMS é de que as pessoas continuem buscando os postos de vacinação para atualização do seu cartão de vacina.
  • DA REDAÇÃO
20/09/2019 08h18

Em razão da grande procura, os postos de vacinação de Teresina tiveram redução no estoque da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Nesse momento, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) aguarda a reposição pelo Ministério da Saúde, responsável por adquirir e distribuir vacinas aos municípios brasileiros. A previsão é que os postos sejam abastecidos nos próximos dias.

A recomendação de especialistas da FMS é de que as pessoas continuem buscando os postos de vacinação para atualização do seu cartão de vacina.

“Estamos aguardando reposição dessa importante vacina, mas é necessário lembrar que temos outras vacinas em estoque, disponíveis para todas as faixas etárias e que são altamente seguras, pois passam por rigorosos critérios de qualidade”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde.

Amariles Borba alerta a população sobre os sintomas do sarampo, doença viral aguda e contagiosa. “A pessoa pode apresentar febre, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal estar. Em torno de 3 a 5 dias, outros sintomas podem aparecer, como manchas vermelhas no corpo. A sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas”.

É importante esclarecer quem deve tomar a vacina tríplice viral: as crianças devem tomar a “dose zero” entre os 6 meses e 1 ano de idade e, depois, devem fazer o seguimento com o calendário vacinal (uma dose aos 12 meses de idade e  a segunda dose aos 15 meses).

As pessoas que não se vacinaram nessa faixa etária (12 e 15 meses de idade), podem se vacinar até os 49 anos de idade, sendo que entre 1 ano e 29 anos, pode tomar duas doses da vacina, de 30 a 49 anos tomar uma dose e maiores de 50 anos não devem se vacinar. Os profissionais de Saúde, independente da idade, tomar duas doses.

Locais que tem vacina do sarampo, entre 20 a 50 doses e ficarão disponíveis enquanto durarem os estoques:

Zona leste-

1. Unidade Básica de Saúde Dr. José Adaik Fonseca de Castro / Taquari

2.UBS Cidade Jardim

Zona sudeste –

1. UBS Nossa Senhora da Guia

2. UBS Carlos Alberto Cordeiro

3.UBS Raimundo Soares Oliveira/Firmino Filho

4. UBS Ivan Sobral /Novo Horizonte

5.UBS Helvido Ferraz/Todos os Santos

6. Dr. Gil Martins /Usina Santana

7.UBS Taboca do Pau Ferrado

8. UBS Dr.Chagas Martins/ Estaca Zero

9. UBS Atalaia

Zona norte –

1.UBS Real Copagre

2.UBS Santa Maria da Codipi

3. UBS Dr. Evaldo Carvalho /Nova Brasília

4. UBS Adelino Matos

5.UBS Dr. Antônio Benicio Ferreira Silva /Poty Velho

6.UBS Dr. Marcos Guedes /Nova Teresina

7. UBS Valdinar Pereira /Mocambinho

8. UBS do Buenos Aires

9. UBS do Jacinta II

Zona sul –

1.UBS Dr. José Cândido /Carolina Silva

2.UBS Dra.Virginia Castelo Branco /Santa Clara

3. UBS Dr Fernando Gomes Lima /Portal da Alegria

4.UBS Nossa Senhora da Paz /Vila da Paz

5. UBS Dr. Sérgio Luís Chantal Nunes/Três Andares

6. UBS Parque Piauí

Mais na Web