Viagora

FMS alerta que manchas na pele podem ser sinal de Hanseníase

De acordo com um levantamento da FMS, somente em 2019 Teresina apresentou 311 novos casos da doença.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) está alertando para que a população de atente às manchas na pele que podem ser sinal de Hanseníase.

A informação está sendo enfatizada durante a campanha mundial Janeiro Roxo, que busca incentivar o diagnóstico e o tratamento precoce da doença infecto-contagiosa. Somente em 2019 Teresina apresentou 311 novos casos de Hanseníase, o que representa uma diminuição de 11% se comparado ao ano de 2018. 

  • Foto: Divulgação/AscomTeresina apresentou 311 novos casos da doença em 2019.Teresina apresentou 311 novos casos da doença em 2019.

A Hanseaníase afeta os nervos e se manifesta por meio de lesões na pele. Entre as complicações da doença está, por exemplo, problemas de visão e incapacidades físicas.  “Os familiares, por terem um contato prolongado e íntimo com a pessoa doente não tratada, têm maior risco de adoecer. É por isso que a FMS realiza periodicamente a vigilância dos contatos, que significa avaliar as pessoas que convivem com quem tem a doença”, explica o médico infectologista da FMS, Kelsen Eulálio.

Em caso de mancha suspeita, a recomendação é de que a pessoa se dirija para uma das 90 Unidades Básicas de Saúde de Teresina para ser avaliada e receber o tratamento médico adequado. Caso haja necessidade, a pessoa também pode ser direcionada para locais de referência: Hospital Universitário do Piauí, Centro Maria Imaculada e Clínica de Dermatologia do Hospital Getúlio Vargas.

Facebook
Veja também