Viagora

FMS alerta sobre os diferentes sintomas provocados pela Covid-19

A FMS informa que quem precisar de atendimento deve procurar uma das 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizadas em toda a capital.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta que a Covid-19 pode afetar as pessoas de formas diferentes e pede para que todos fiquem atentos aos cuidados e ao estado de saúde.

Segundo a FMS, a maioria das pessoas infectadas apresentam sintomas como febre, tosse seca e cansaço, e em outros casos as pessoas podem sentir dores de cabeça e desconfortos, dor de garganta, conjuntivite, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.

Conforme a médica infectologista Maria Dolores, do Hospital do Monte Castelo, as pessoas assintomáticas, que estão contaminadas pela doença, mas não apresentam sintomas, carregam o vírus e podem infectar outras pessoas sem saber. A médica orienta que todos devem ter cuidados básicos de higiene, uso de máscara e distanciamento.

“A máscara retém as gotículas de saliva, evitando assim a contaminação do ambiente e de outras pessoas. Também é muito importante a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel, além da limpeza de objetos como aparelhos celulares”, orienta a médica.

Nos casos mais graves da Covid-19, os sintomas são dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento. Nessa situação, a FMS orienta que os pacientes precisam de cuidados urgentes e devem procurar os serviços de saúde.

A FMS informa que quem precisar de atendimento deve procurar uma das 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizadas em toda a capital com atendimento exclusivo para síndrome gripal.

Confira onde encontrar as UBSs

Zona Sul

UBS Portal da Alegria

UBS Parque Piauí

UBS Monte Castelo

UBS São Pedro

UBS Irmã Dulce

UBS Dagmar Mazza

UBS Betinho

UBS Hugo Prado

Zona Sudeste

UBS Redonda

Carlos Alberto Cordeiro

UBS Todos os Santos

UBS Novo Horizonte

Zona Norte

UBS Poty Velho

UBS Santa Maria da Codipi

UBS Real Copagre

UBS Karla Ivana

UBS Mocambinho

Zona Leste

UBS Taquari

UBS Planalto Uruguai

UBS Cidade Jardim

UBS Satélite

UBS Santa Isabel

UBS São João

Facebook
Veja também