Viagora

FMS confirma um caso importado de sarampo em Teresina

De acordo com o órgão, o homem de 50 anos contraiu o vírus em uma viagem à São Paulo e encontra-se isolado em um hospital de Teresina.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou, na noite dessa segunda-feira (02), o primeiro caso importado de sarampo em Teresina. O infectado tem mais de 50 anos e teria contraído o vírus durante uma viagem ao estado de São Paulo.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, o empresário que não teve identidade divulgada apresentou todos os sinais da doença. “A pessoa viajou para São Paulo e retornou para Teresina no dia 17 de agosto. Ele apresentou sinais da doença, como febre e manchas avermelhadas na pele e foi atendido em hospital particular. Assim que a nossa equipe tomou conhecimento, adotou todas as providências cabíveis para fazer o bloqueio epidemiológico”, explica.

Diante do caso, a FMS obedeceu rigorosamente o protocolo imposto pelo Ministério da Saúde. “Foi coletado exame e o paciente encontra-se isolado. Além disso, as pessoas que tiveram contato com ele foram vacinadas, para evitar uma possível transmissão. Nós estamos acompanhando a evolução do caso e monitorando a cobertura vacinal da cidade”, afirma a diretora. O sarampo é uma doença viral aguda e altamente contagiosa possuindo sintomas como febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas cutâneas avermelhadas podendo até mesmo levar ao óbito.

As autoridades estão disponibilizando a vacina Tríplice Viral em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e em salas de vacinas de hospitais municipais. A recomendação é de que as crianças devem tomar a “dose zero” entre os 6 meses e 1 ano de idade e que, depois, façam o seguimento com o calendário vacinal (uma dose aos 12 meses de idade e o reforço aos 15 meses). A FMS esclarece que as pessoas que não se vacinaram nessa faixa etária (12 e 15 meses de idade), podem se vacinar até os 49 anos de idade, sendo que entre 1 ano e 29 anos, pode tomar duas doses da vacina, de 30 a 49 anos tomar uma dose e maiores de 50 anos não devem se vacinar.

Facebook
Veja também