Viagora

FMS de Teresina alerta para cuidados com o Aedes aegypti no período chuvoso

Segundo a FMS, com a chegada do período chuvoso na capital, o trabalho das equipes tem se intensificado para evitar criadouros de mosquito da dengue.

Com a chegada do período chuvoso em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta a população sobre os cuidados em relação ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, somente no ano de 2020, mais de 1,2 milhões de imóveis foram visitados pelas equipes da gerência de Zoonoses, e destaca que o trabalho das equipes tem se intensificado para evitar criadouros de mosquito da dengue.

“Ainda vemos pessoas fazendo o descarte inadequado do lixo em terrenos baldios e praças. No momento que se inicia o período chuvoso, esse material acaba se tornando um criadouro”, alerta o gerente. “A responsabilidade de mantermos esses ambientes, sejam públicos ou privados, livre de criadouros, é de todos nós enquanto cidadãos”, afirma o gerente de Zoonoses.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, em 2020 foram confirmados 1.005 casos de dengue, 112 casos de Chikungunya e 2 de Zika em Teresina. A FMS alerta para pontos como calhas e marquises, que estão sujeitos ao acúmulo de água das chuvas.

“As pessoas tendem a só observar esses locais quando notam a presença do mosquito ou alguém adoece, então é importante que o morador em ambiente residencial ou os trabalhadores em ambientes de trabalho estejam atentos com o objetivo de manter esses locais livres de criadouros”, orienta Paulo Marques.

Em casos de pontos suspeitos de formações de criadouros, a população pode solicitar uma vistoria dos agentes de endemias pelos telefones 3215-9143 e 3215-9144.

Facebook
Veja também