Viagora

FMS de Teresina esclarece quem pode tomar vacina nesse primeiro momento

O presidente da FMS afirmou que a população precisa manter os cuidados de prevenção contra a Covid-19 para que o sistema de saúde não entre em colapso.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, informou que Teresina está seguindo as determinações do Ministério da Saúde quanto a prioridade das primeiras pessoas a serem vacinadas contra o Novo Coronavírus.

De acordo com a FMS, os públicos alvos nesse primeiro momento para receber a vacina contra a Covid-19 são os profissionais da saúde, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.

A FMS informou que Teresina já vacinou 80% dos profissionais da saúde, e 100% dos idosos e pessoas com deficiências e que estão institucionalizadas. Segundo Gilberto, somente quando forem recebidas mais doses será possível abrir a vacinação para outros públicos.

“Em comparação a outras capitais que já começaram a vacinar idosos que não vivem em instituições, nós não podemos ser comparados. Pois proporcionalmente Teresina tem mais trabalhadores em saúde que Fortaleza ou São Luís. Então como recebemos as doses proporcionalmente à nossa população, ainda não conseguimos concluir a vacinação do pessoal da saúde. Somente quando recebermos mais doses poderemos abrir a vacinação para outros públicos”, explicou Gilberto Albuquerque.

O presidente da FMS falou ainda que os dados de vacinação são muito transparentes em Teresina e que a população precisa manter os cuidados de prevenção contra a Covid-19 para que o sistema de saúde não entre em colapso.

Facebook
Veja também