Viagora

FMS de Teresina faz alerta sobre o contato com animais de rua

A raiva também pode ser transmitida através da saliva ou arranhão

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vem alertando a população para os casos de raiva, e chama atenção para os cuidados que criadores de animais domésticos devem ter com os bichinhos. Mas não são somente os animais criados em residências que preocupam a FMS, e sim a situação dos animais que vivem nas ruas, pois não possuem os mesmos cuidados que animais criados em residências.

A gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, alertou que "é preciso ter o máximo de cuidado quando não se sabe a origem do animal e, principalmente, quando não se sabe se ele foi vacinado contra a raiva ".

  • Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de TeresinaO alerta também fica para pessoas que pegam animais de rua para adotar, ou que alimentam esses animaisO alerta também fica para pessoas que pegam animais de rua para adotar, ou que alimentam esses animais

Gatos e cachorros podem ser contaminados ao entrar em contato com morcegos possuidores do vírus da raiva. Os sintomas da doença que podem ser notados nos animais são: mudanças no latido dos cães, dificuldade para se alimentar ou ingerir água, salivação abundante, paralisia nas patas traseiras, no caso de gatos, eles podem demonstrar agressividade.

O alerta também fica para pessoas que pegam animais de rua para adotar, ou que alimentam esses animais. É preciso evitar o contato físico, pois a raiva pode ser transmitida através de um simples arranhão e até mesmo da saliva do animal.

Após o período de campanhas de vacinação contra a raiva, a vacinação gratuita de cães e gatos pode ser feita no posto Gerência de Zoonoses do município, que fica localizado na rua Minas Gerais, nº 909, bairro Matadouro, zona norte. O posto funciona todos os dias da semana.

Facebook
Veja também