Viagora

FMS disponibiliza vacina contra meningite para adolescentes de Teresina

A vacina foi implantada no calendário nacional de imunização do SUS este ano, devido ao aumento no número de óbitos causados pela doença no país.

A rede municipal de saúde de Teresina está oferecendo a vacina meningocócica ACWY (conjugada), que protege contra quatro tipos de meningite bacteriana. Destinada aos adolescentes entre 11 e menores de 13 anos e está disponível nas 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que não atendem exclusivamente síndromes gripais.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, a nova vacina foi implantada no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) este ano, devido ao aumento no número de óbitos causados pela doença no país. Ela explica que, para se vacinar, os adolescentes devem procurar as UBS com sua caderneta de vacinação e acompanhados por um responsável.

Ainda de acordo com informações da diretora, quem já recebeu a vacina meningocócica C quando criança pode ser imunizado com a ACWY, se estiver na faixa etária informada.

A meningite é uma inflamação da membrana que recobre o cérebro e a medula espinhal (meninge). Também pode ser causada por vírus e fungos, mas a versão provocada pelas bactérias Neisseria meningitidis, ou meningococos, são as mais graves. Essa bactéria é encontrada em 12 tipos, sendo os A, B, C, W e Y os mais comuns.

A diretora diz que na maioria dos casos, os pacientes começam apresentando febre, seguida de vômito e dores na nuca, sintomas que se desenvolvem rapidamente podendo levar à morte, e os sobreviventes podem sofrer ainda de sequelas, como surdez, alterações cerebrais e amputações.

Devido à sua gravidade, evolução rápida e potencial de causar epidemias, a meningite é tida como um problema de saúde pública, sendo uma importante causa de morbimortalidade no mundo.

Facebook
Veja também