Viagora

FMS diz que maternidades de Teresina não registram óbito materno há 5 meses

Segundo a FMS, nesse período, foram realizados 2.824 partos, entre normais e cesarianos, nas quatro maternidades que disponibilizam 100 leitos obstétricos.

A Fundação Municipal de Saúde informou que as maternidades da Prefeitura de Teresina não registraram nenhum óbito materno nos primeiros cinco meses deste ano.

Segundo a FMS, nesse período, foram realizados 2.824 partos, entre normais e cesarianos, nas quatro maternidades que disponibilizam 100 leitos obstétricos.

  • Foto: Divulgação/PMTMaternidade do bairro Buenos AiresMaternidade do bairro Buenos Aires

A diretora de Atenção Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fátima Garcêz, destaca a qualidade do atendimento inicial com o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde e que prossegue nas maternidades no parto e pós-parto com prioridade na saúde e bem estar da mulher e do bebê.

“Não tivemos mortalidade de gestantes em cinco meses e avaliamos que tem sido eficiente todo o atendimento por equipe multiprofissional durante toda a gravidez. É um atendimento que faz a diferença na prevenção e tratamento das doenças gestacionais e no momento do parto” avalia.

Para Alaíde Cristina Oliveira, 30 anos, o atendimento na Maternidade do bairro Buenos Aires teve todo o suporte dos profissionais. “É o meu terceiro filho e o segundo que tive com cirurgia cesariana, mas todo o atendimento foi muito bom na Maternidade do Buenos Aires e me sinto feliz com meu filho nos braços”, diz.
Estratégia Qualineo

Teresina faz uso da estratégia Qualineo, criada em 2015, pelo Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. A finalidade do Qualineo é trabalhar com as boas práticas do parto, nascimento e reduzir índices de mortalidade.

Mércia Cassandra, chefe do Núcleo de Monitoramento da FMS, explica sobre essa estratégia e todo o trabalho dos profissionais das maternidades. 

Facebook
Veja também