Viagora

FMS esclarece irregularidades encontradas no Hospital do Promorar

Na última quinta-feira (15), o Ministério Público realizou uma inspeção no Hospital do Promorar e encontrou diversas irregularidades no local.

Na manhã da última quarta-feira, 15 de maio, o Ministério Público do Piauí (MP-PI), através da 29ª Promotoria de Justiça, realizou uma inspeção no hospital do bairro Promorar, na zona Sul de Teresina.

Além dos representantes do MP, a visita foi acompanhada por uma equipe da administração do hospital, composta pela Diretora de Enfermagem, o Diretor Clínico e o Diretor Administrativo.

A equipe de inspeção, chefiada pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, encontrou uma série de irregularidades no hospital, especificamente nas áreas da Maternidade Dr. Olavo Mendes de Carvalho.

Diante do que foi encontrado, o MP relatou que reportaria os problemas à Fundação Municipal de Saúde (FMS) e que as medidas cabíveis para solucioná-los seriam tomadas.

Sobre o assunto, a FMS enviou uma nota ao Viagora, informando a posição do órgão sobre as irregularidades encontradas no Hospital do Promorar.

Confira a nota na íntegra:

Diante da reportagem veiculada no Portal Viagora, com denúncias dos profissionais do Hospital do Promorar ao Ministério Público, a direção geral do hospital vem esclarecer os fatos:

1. Em relação à falta de vagas em enfermarias esclarecemos que essa situação é pontual, considerando que a maternidade é porta aberta para urgências obstétricas e atende paciente não só de Teresina, como de outros municípios do Estado do Piauí. A taxa de ocupação da maternidade, nos primeiros 4 meses de 2019, é de 86%, e o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 85%, o que não caracteriza superlotação.  

2. Em relação à unidade de cuidados intermediários neonatal convencional (UCINCO) que hoje conta com 2 leitos e uma taxa de ocupação de 47% demonstra que no momento está suficiente para atender a demanda.

3. Sobre a afirmação que existe uma sobrecarga no pré-parto, também não se justifica, considerando que atualmente a média de partos/dia é de 5,1 com uma equipe compostas de 02 médicos obstetras plantonistas, 01 neonatologistas plantonista, 01 anestesiologistas plantonista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e buscando melhorar o atendimento foi autorizado pelo Presidente da FMS, 01 médico obstetra diarista.

4.  Em relação à obra, esta encontra-se em fase de finalização, e segundo a empresa será concluída em até 30 dias. A direção não está omissa, e tem buscado constantemente, junto ao setor de Engenharia da FMS, a agilização da mesma, para cumprir as adequações as normas técnicas em relação a todas as salas do centro cirúrgico.

5. Em relação às transferências de pacientes, informamos que são realizadas via sistema de regulação de leitos do estado e município. E quanto as gestantes de alto risco que necessitam ser encaminhadas a MDER, tem ocorrido sem dificuldades, já que está é referência para o alto risco, inclusive, no mês de abril foram transferidas 28 pacientes via sistema de regulação.

Facebook
Veja também