Viagora

FMS inicia vacinação contra o coronavírus em moradores de rua

De acordo com a FMS, serão contempladas as pessoas em situação de rua que estiverem acima dos 60 anos, apresentarem comorbidades ou deficiência permanente.

Nesta quinta-feira (27), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia uma programação para levar a vacina contra a covid-19 para pessoas em situação de rua, a equipe do Consultório na Rua estará no albergue Casa do Caminho imunizando os moradores que estiverem dentro dos grupos já contemplados pela campanha.

De acordo com a FMS, serão contempladas as pessoas em situação de rua que estiverem acima dos 60 anos, apresentarem comorbidades ou deficiência permanente. A partir da próxima semana outros albergues e pontos de acolhimento a esse público também receberão a visita da equipe.

A enfermeira do Consultório da Rua, Marina Leite, destaca que pessoas em situação de rua são indivíduos com maior risco para agravamento e óbito devido às condições clínicas e demográficas. “É um grupo que tem encontrado diversas barreiras para adesão a medidas não farmacológicas e caracterizam pela alta vulnerabilidade social e econômica que os colocam em situação de maior exposição à doença”, frisou.

A enfermeira explica ainda que a Política Nacional para a população em situação de rua, instituída pelo Decreto nº 7.053/2009, assegura o acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as políticas públicas de saúde.

“Durante a pandemia este grupo é amparado por estratégias que entendam as circunstâncias de risco epidemiológico para pessoas em situação de rua, inclusive a vacina”, finalizou.

Facebook
Veja também