Viagora

FMS instala tanque de nitrogênio na Maternidade do Dirceu

Segundo a FMS, com esses equipamentos é possível atender melhor os recém nascidos na UTI neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários com oxigênio de modo mais seguro e eficaz.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está instalando um tanque de nitrogênio e um misturador de gases na Maternidade Wall Ferraz (Ciamca), no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina.

Segundo a FMS, com esses equipamentos é possível atender melhor os recém nascidos na UTI neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários com oxigênio de modo mais seguro e eficaz.

  • Foto: Ascom/FMSFMS instala tanque de nitrogênio e um misturador de gases na Maternidade Wall Ferraz.FMS instala tanque de nitrogênio e um misturador de gases na Maternidade Wall Ferraz.

A diretora da Maternidade Wall Ferraz, Liège Ribeiro Soares de Sampaio, explica que o misturador entra em funcionamento nos próximos dias atendendo as normas regulamentadoras.

“Esse equipamento junta o nitrogênio e oxigênio 100% puros, mistura e por uma canalização chega ao paciente. Esse novo sistema vai funcionar nos próximos dias atendendo as normas regulamentadoras e resulta no modo mais seguro e eficaz para melhorar a qualidade do atendimento”, explicou.

De acordo com a FMS, o antigo sistema funcionava com um compressor que era ligado 24h na rede elétrica e precisava de refrigeração. Ele pegava o ar do ambiente e fazia a mistura de gases, necessitava de manutenção preventiva para limpeza de filtros para melhor qualidade do oxigênio.

O engenheiro clínico, Carlos Eduardo Silva Costa, explica que esse novo sistema com o misturador, é eficiente e mais seguro além de reduzir custos.

“Com o uso antigo dos cilindros é necessário fazer o enchimento após o uso e essa forma torna o gás mais caro”, justificou.

Facebook
Veja também