Viagora

FMS investiga oito casos suspeitos de Coronavírus em Teresina

De acordo com a FMS, as pessoas acompanhadas apresentaram sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar, além de terem viajado recentemente para áreas consideradas de risco.

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está investigando oito casos de pessoas que apresentaram sintomas similares ao novo coronavírus, os dados foram apresentados nesta sexta-feira (13), durante reunião entre o prefeito Firmino Filho e a Diretoria de Vigilância em Saúde.

De acordo com informações da FMS, as pessoas que estão sendo acompanhadas apresentaram sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar, além de terem viajado recentemente para áreas consideradas de risco.

Ainda na reunião, foram discutidos métodos para perfeiçoar as ações de enfrentamento ao coronavírus na capital. De acordo com diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista, todos os hospitais da prefeitura realizam a coleta de exames.

“Atualmente, todos os hospitais da Prefeitura de Teresina fazem essa coleta de secreção respiratória. Estamos discutindo esta ampliação com as equipes de saúde e, em breve, divulgaremos os novos locais”, afirma o diretor de Atenção Básica.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaFMS investiga oito casos suspeitos de Coronavírus em TeresinaFMS investiga oito casos suspeitos de Coronavírus em Teresina

Para o prefeito Firmino Filho é importante que a população tenha calma e siga as recomendações e cuidados básicos, além de relembrar da lei que recentemente foi sancionada para o combate do coronavírus na capital.  

 “É importante mantermos a tranquilidade e fazermos nossa parte para o controle da doença. Já sancionei lei sobre o assunto e a FMS está preparada para lidar com a situação, obedecendo aos protocolos do Ministério da Saúde. Estamos atentos e encarando esse momento com total responsabilidade”, disse o prefeito.

Segundo o presidente da FMS, Manoel Moura Neto, não há nenhum caso de coronavírus confirmado em Teresina, e relata que a FMS desenvolveu um plano de contingência, e está realizando treinamentos periódicos das equipes de saúde, além de reforçar a divulgação de informações sobre a doença.

De acordo com dados da FMS, sete pessoas estão em isolamento domiciliar e uma está em quarentena em ambiente hospitalar. Segundo o médico infectologista da FMS, Kelsen Eulálio, os sintomas do Coronavírus são similares ao de uma gripe comum.

Facebook
Veja também