Viagora

FMS promove mutirão para diagnosticar casos de hanseníase

Profissionais da Fundação Municipal de Saúde estiveram atendendo em quatro pontos de diferentes zonas de Teresina.

Nesse sábado (21), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu um mutirão de busca ativa de casos de hanseníase. Profissionais estiveram atendendo em quatro pontos de diferentes zonas de Teresina.

Médicos e profissionais da saúde estiveram realizando avaliação em pessoas que apresentavam manchas na pele em uma triagem de possíveis casos de hanseníase. “Além da mancha, a hanseníase pode acometer nervos, o que leva a casos de incapacidade, de deformidade nos estados mais avançados. É uma doença de transmissão respiratória, e por isso a gente também avalia casos de contatos da doença”, explica o médico Carlos Gilvan Nunes.

De acordo com o médico, caso diagnosticado a hanseaníase o tratamento pode durar de seis a 12 meses e, após um mês tomando a medicação já é possível ficar livre de transmitir a doença, quanto mais cedo for iniciado o tratamento menores as chances de sequelas que podem ser neurológicas e até mesmo deformações. A equipe atendeu no Ambulatório do Hospital Mariano Castelo Branco (HMCB); na Unidade Básica de Saúde Reginaldo Castro, localizada no bairro Renascença; no Ambulatório do Hospital Geral do Promorar e na Unidade Básica de Saúde do bairro Piçarreira.

Facebook
Veja também