Viagora

FMS realiza atividades no Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

Segundo a FMS, na tarde desta sexta-feira (10), acontecerá o Pedalando por Uma Vida Melhor, com saída da Ponte Anselmo Dias.

Nesta sexta-feira (10), Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da Gerência de Saúde Mental, promove várias atividades para chamar a atenção para a valorização da vida como parte do projeto “De Setembro a Setembro Sua Vida Importa”.

No início desta manhã (10) foi realizada a Ação Semáforo da Vida com distribuição de material educativo, no cruzamento das avenidas Frei Serafim com Miguel Rosa e na tarde de hoje, às 16h, acontecerá o Pedalando por Uma Vida Melhor, com saída da Ponte Anselmo Dias, passando pelas pontes Wall Ferraz, Juscelino Kubitschek (Frei Serafim).

  • Foto: Divulgação/FMSFMS promove Ação Semáforo da VidaFMS promove Ação Semáforo da Vida

Ainda nesta tarde, a partir das 17h30, acontecerá o encerramento do pedal, realização de buzinaço com a participação do grupo de motociclistas Abutres e de profissionais da rede de saúde mental e pacientes, na ponte Estaiada.

Durante esta semana Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a UPA do Satélite realizaram atividades para tratar da saúde mental e da valorização da vida.

“Nós realizamos rodas de conversas nos nossos setores como forma de sensibilizar as pessoas sobre a importância do diálogo. Distribuímos também material com informações sobre onde procurar ajuda em saúde mental”, explica Luciana Silveira.

  • Foto: Divulgação/FMSFMS realiza atividades no Dia Mundial da Prevenção ao SuicídioFMS realiza atividades no Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

Os profissionais do Núcleo de Vigilância da Violência e Acidentes (Nuviva) da FMS, realizaram hoje roda de conversa com o tema valorização da vida. A chefe de núcleo, Elaine Monteiro, diz que todos os anos nessa data é planejada uma ação.

“É uma forma de acolhida também a quem busca atendimento na sede da Coordenadoria de Gestão do SUS e entre os profissionais. Decoramos os ambientes, utilizamos música de mensagens positivas e na recepção distribuímos material educativo. Entre os profissionais nós temos roda de conversa”, disse.

A gerente de Saúde Mental da FMS, Laryssa Carvalho, destaca a necessidade de atenção com a saúde mental.

“Temos uma rede de atendimento onde as pessoas que estão com algum sofrimento mental podem buscar atendimento nos CAPS localizados nos bairros, no Provida que fica localizado no centro. É muito importante que as pessoas busquem ajuda”, ressaltou.

Facebook
Veja também