Viagora

Força-tarefa mantém trabalho de auxílio após enxurrada em Piripiri

Segundo levantamento do CBMP, 12 famílias foram desalojadas e encaminhadas para casa de familiares, porém, não há registro de desabrigados.

O Governo do Estado do Piauí mantém seus esforços redobrados no combate aos danos causados pelas fortes chuvas que caíram sobre o município de Piripiri, na região norte do estado, nos últimos dias, bem como presta suporte às instâncias municipais no auxílio às famílias atingidas pela enxurrada.

Com a chuva, um trecho da PI-327, que liga Piripiri ao açude Caldeirão cedeu e foi interditada. A BR-343, no trecho sentido Brasileira também precisou ser interditada devido a abertura de crateras no leito carroçável. Após o pronto deslocamento de equipes do Corpo de bombeiros Militar, Departamento de Estradas de Rodagem e Defesa Civil Estadual, para auxiliar na restauração da ordem e dos equipamentos públicos, além de avaliar as necessidades emergenciais, o governador Wellington Dias autorizou a Defesa Civil a providenciar equipamentos para desobstruir e limpar ruas atingidas pela cheia, viabilizando o acesso aos bairros mais afastados.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíEnxurrada em PiripiriEnxurrada em Piripiri

“Estamos em contato permanente com a prefeitura de Piripiri disponibilizando todo o suporte necessário para a população atingida pelas chuvas. Além das equipes já destacadas, 13 militares, entre eles engenheiros e mergulhadores, estão no município de prontidão para qualquer eventualidade”, destaca o governador.

O oficial do Corpo de Bombeiros do Piauí, Tenente-coronel Macedo, acompanhou a equipe do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão responsável pela manutenção da barragem do Açude Caldeirão, na vistoria da estrutura e constatou uma diminuição no nível das águas. “As informações do Dnocs é de que a lâmina d’água abaixou e está dentro do limite do projeto. Ou seja, no momento, não há necessidade de alarde com relação a barragem. O volume está realmente alto, mas dentro do limite estabelecido. Se por ventura aumentar novamente, o Dnocs já tem planejadas as providências a serem tomadas, tais como aumentar o vertedouro”, explica Macêdo.

Segundo levantamento do CBMP, 12 famílias foram desalojadas e encaminhadas para casa de familiares, porém, não há registro de desabrigados.

Há pelo menos oito dias, Piripiri vem recebendo um grande volume de chuva. A cidade superou a média de 325 mm e agora está com mais de 400 mm de chuva acumulada. Em apenas dois dias, choveu no município a média de chuvas que atingiram Teresina no mês de fevereiro. A previsão é de mais chuvas, inclusive em outros municípios do centro/norte do estado e para prevenir mais prejuízos, o Corpo de Bombeiros está definindo as equipes que se deslocarão às cidades.

Mais conteúdo sobre:

Piripiri

Piauí

Governo do Piauí

Facebook
Veja também