Viagora

Funai diz que ataque a índios no MA pode ter relação com assaltos

O coordenador da Fundação afirma que os índios teriam sido mortos por estarem sendo associados injustamente aos assaltos que ocorrem na beira das rodovias.

A Fundação Nacional do Índio em Imperatriz (Funai), no Maranhão, afirmou que os ataques aos índios Guajajara na BR 226 nesse sábado (7), pode ter relação com os constantes assaltos que acontecem na rodovia federal localizada no município de Jenipapo dos Vieiras, de acordo com o coordenador da Funai.

A ação criminosa terminou com a morte dos caciques Firmino Silvino Guajajara e Raimundo Bernice Guajajara, outros dois índios ficaram feridos entre eles Nelsi Guajajara. De acordo com relatos das vítimas, um carro na cor branca passou devagar por eles e atirou diversas contra os indígenas.

O coordenador da Funai, Guaraci Mendes, disse que "Pessoas mal intencionadas se aproveitam da má preservação da BR dentro do território (indígena) para cometer ilícitos. Aproveitam também a falta de policiamento. Então isso (assaltos) acaba se associando à imagem dos indígenas, e por conta disso eles (índios) vinham recebendo ameaças", afirmou ao G1.

O crime

O ataque foi aos indígenas na etnia Guajajara entre as aldeias Boa Vista e El Betel, no município de Jenipapo do Vieiras que fica a 506 km de São Luís. Firmino Silvino Guajajara morreu no local, Raimundo morreu ao chegar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, ele deixa oito filhos.

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, lamentou o ocorrido e informou que a Polícia Federal já enviou uma equipe par ao local e que irá investigar o crime e sua motivação.

Facebook
Veja também