Viagora

Galeria prejudica famílias há mais de 20 anos em Teresina

A SDU Sul informou que a galeria foi construída a céu aberto para escoamento apenas da água da chuva. A Águas de Teresina informou que o esgoto despejado no local é oriundo de ligações irregulares.

  • Kelvyn Coutinho/Viagora Galeria a céu aberto na Rua Celso Veras no bairro Porto Alegre.1 / 5 Galeria a céu aberto na Rua Celso Veras no bairro Porto Alegre.
  • Kelvyn Coutinho/Viagora Esgosto escorre em galeria a céu aberto no bairro Porto Alegre.2 / 5 Esgosto escorre em galeria a céu aberto no bairro Porto Alegre.
  • Kelvyn Coutinho/Viagora Problemas de saneamento oferecem risco à saúde dos moradores da região do Porto Alegre.3 / 5 Problemas de saneamento oferecem risco à saúde dos moradores da região do Porto Alegre.
  • Kelvyn Coutinho/Viagora Profundidade em alguns pontos da galeria oferece risco de acidente aos transeuntes.4 / 5 Profundidade em alguns pontos da galeria oferece risco de acidente aos transeuntes.
  • Kelvyn Coutinho/Viagora Galeria tem esgoto a céu aberto na Rua Celso Veras, no bairro Porto Alegre.5 / 5 Galeria tem esgoto a céu aberto na Rua Celso Veras, no bairro Porto Alegre.

Na manhã desta segunda-feira, 28 de outubro, o Viagora esteve no bairro Porto Alegre, na zona Sul de Teresina, para apurar uma denúncia de que haveria uma galeria a céu aberto em uma rua do bairro, oferecendo riscos à saúde da população.

A equipe de reportagem foi até a Rua Celso Veras e constatou que o esgoto da região escorre em uma galeria a céu aberto que divide a rua, próximo ao cruzamento com a Avenida Ayrton Sena, principal polo de comércio do bairro.

Em alguns pontos, a galeria chega a dois metros de profundidade, oferecendo riscos não só de contaminação do ar e proliferação de doenças, mas também de possíveis acidentes com pedestres e motoristas que transitam pelo local.

A dona de casa Maria de Jesus afirmou à nossa equipe que o problema com o saneamento persiste desde que se mudou para o bairro, há 22 anos atrás. “Desde quando cheguei aqui que está desse jeito. Nunca mandaram ajeitar, sempre ficou exposto assim”, contou.

A moradora relatou que além do esgoto, algumas pessoas despejam lixo dentro da galeria, agravando o problema. “Tem gente que joga até comida aqui. Quando a gente passa por perto, a gente vê muito lixo por ali. Tem dias que ninguém aguenta o fedor, principalmente quando começa a chover”, disse.

Maria de Jesus comentou ainda que líderes comunitários do bairro já chegaram a entrar em contato com a Prefeitura de Teresina para tentar conseguir uma solução para o problema, mas não tiveram sucesso.

“Já foram atrás [da Prefeitura] para resolver isso e sempre dizem que vão vir ajeitar, mas nunca vem fazer nada. Tão fazendo um serviço bem ali, a gente até pensou que iam cobrir a galeria toda, mas é só para os carros passarem. Esse bairro aqui é desprezado pelo prefeito, ele não liga para o Porto Alegre não. Não tem saneamento, não tem saúde, não tem educação, não tem segurança”, finalizou.

Outro lado

Procurada pelo Viagora, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul informou, através de assessoria de comunicação, que a galeria foi construída a céu aberto para escoar apenas a água da chuva, e que o escoamento de esgoto no local é de responsabilidade da empresa Águas de Teresina e também emitiu a seguinte nota:

O superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, informou que a superintendência já está trabalhando na recuperação do canal e que já está sendo licitado um projeto de implantação de uma galeria para drenar as águas daquele canal. Paulo Lopes lembrou que o local recebe equipes de limpeza periodicamente.

A reportagem também procurou a empresa Águas de Teresina, que informou que devido ao bairro não possuir cobertura da rede de esgoto, os moradores são orientados a utilizar o sistema de fossa sanitária, e que o esgoto despejado na galeria seria oruindo de ligações irregulares. A empresa emitiu também a seguinte nota:

A Águas de Teresina informa que o local mostrado pela reportagem ainda não dispões da rede pública de esgotamento sanitário. A empresa alerta que o lançamento de esgotos na rua ou em galeria de águas pluviais, contaminam o meio ambiente, além de acarretar diversos prejuízos à saúde da população.

A lei complementar Nº 4.729, de 10 de junho de 2015, determina que não é permitido o despejo de águas pluviais na rede de esgotos, nem o despejo de esgotos ou de águas residuais e de lavagens, nas sarjetas dos logradouros ou em galerias de águas pluviais.

A concessionária destaca que, em um ano de operação (julho 2017 a julho de 2018), Teresina evoluiu sua cobertura de esgoto de 19% para 31%, um crescimento de mais de 60%. De forma educativa e através dos seus projetos socioambientais, a Águas de Teresina tem feito atividades visando sensibilizar a população, pois entende que saneamento básico é construído com a participação de todos.

Facebook
Veja também