Coronavírus no Piauí

Garis e jornalistas serão vacinados contra Covid na próxima semana em Teresina

De acordo com a FMS, o cronograma foi ajustado conforme a nova resolução da CIB, que estabeleceu porcentagens dos lotes de doses recebidos para diferentes grupos.
11/06/2021 12h34 - atualizado

Nesta sexta-feira (11), o prefeito Dr. Pessoa anunciou que nos próximos dias o público a ser vacinado contra a Covid-19 em Teresina serão os garis, jornalistas, oficiais de justiça e conselheiros de saúde, além da continuidade para a população em geral por idade e abertura de novas vagas para os grupos já contemplados em etapas anteriores.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, o cronograma foi ajustado conforme a nova resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que estabeleceu porcentagens dos lotes de doses recebidos para diferentes grupos. Serão 20% dos imunizantes destinados ao Conselho Municipal de Saúde, que por sua vez estabeleceu algumas categorias que serão atendidas de acordo com a ordem de risco de contaminação e transmissibilidade.

  • Foto: Luís amargos/ Viagorapresidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerquepresidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque

O presidente da FMS explica que o sistema de agendamento será aberto a partir das 18h desta sexta (11). As pessoas que fazem parte do público alvo entre jornalistas, oficiais de justiça e conselheiros municipais de saúde, devem acessar o site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ e agendar a vacinação.

“Às 18h de hoje, o sistema será aberto para agendamento de jornalistas, oficiais de justiça e conselheiros municipais de saúde. Eles devem acessar o site e realizar seu agendamento”, explicou.

Segundo a FMS, para ter direito à vacina, os profissionais da imprensa devem comprovar o vínculo trabalhista e estar na ativa e no ato dia da a]vacinação eles devem apresentar um documento atual que comprove que estão no exercício da função, além do registro na Delegacia Regional de Trabalho (DRT).

Para oficiais de justiça e conselheiros de saúde, basta a apresentação de um documento que comprove sua função. Já os garis serão vacinados em pontos estratégicos, a serem acertados com a empresa prestadora do serviço de limpeza pública.

Ainda de acordo com a FMS, às 18h também será reaberto o agendamento para grupos prioritários, correspondente a 30% das doses. São eles: pessoas com comorbidades, portadores de deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com paralisia cerebral, síndrome de down ou transtorno do especto autista, trabalhadores da educação, trabalhadores da saúde e estagiários da saúde.

A FMS informou que as vacinas para a população em geral, correspondentes a 50% das doses, serão aplicadas por meio do esquema de drive thru. Na segunda-feira (14), as pessoas de 52 e 53 anos serão vacinadas e na terça-feira (15), as 50 e 51 anos.

Mais na Web