Viagora

Gil Marques e Warton Santos foram acusados se ser infieis ao PMDB

Seus nomes excluídos da chapa de consenso eleita por aclamação no último sábado, 27, pelos convencionais do partido

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarWarton Santos e Gil Paraibano foram expulsos do PMDB(Imagem:Reprodução)Warton Santos e Gil Paraibano foram expulsos do PMDB
O prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros e o deputado e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico Warton Santos, foram excluídos do diretório municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), eleito em convenção realizada no último sábado, 27 de outubro.

Os dois foram considerados como infiéis pela direção municipal do PMDB e, seus nomes excluídos da chapa de consenso eleita por aclamação no último sábado, 27, pelos convencionais do partido.

Durante a convenção do último sábado o prefeito eleito de Picos, Kléber Eulálio, em um recado direto a Gil Paraibano e a Warton Santos, lembrou que a chapa apresentada para o crivo dos convencionais era formada pelos peemedebistas que votaram no 15, peemedebistas verdadeiros e autênticos.

Motivo da exclusão
O estopim para a tomada de posição dos dirigentes peemdebistas foi à posição adotada pelo prefeito Gil Paraibano e pelo deputado Warton Santos nas últimas eleições municipais. Embora o PMDB tivesse candidato a prefeito, os dois preferiram apoiar uma candidata de outro partido.

Tanto o deputado Warton Santos como o prefeito Gil Paraibano ao invés de apoiar o candidato do PMDB, deputado Kléber Eulálio, decidiram fazer campanha em prol da deputada Belê Medeiros (PSB), que acabou derrotada nas urnas. Por conta disso foram considerados infiéis e excluídos da direção do partido, deixando de fazer parte até mesmo do diretório municipal.

Na convenção anterior a do último sábado, 27 de outubro, realizada no dia 25 de outubro de 2009, os deputados Kléber Eulálio e Warton Santos celebraram um acordo e indicaram a maioria dos membros do diretório municipal e da executiva do PMDB de Picos, cabendo ao prefeito Gil Paraibano apenas alguns nomes.

Na época, a presidência da executiva coube a José Ribamar Gonçalves de Macedo, indicado por Kléber e como 1º vice-presidente o bioquímico Waldemar de Moura Santos Júnior, o “Dr. Junior”, da cota de Warton Santos, que ainda indicou o secretário adjunto José Alves de Brito. O prefeito Gil Paraibano foi escolhido como membro efetivo do diretório.

Na convenção do último sábado, partidários do prefeito Gil Paraibano e do deputado Warton Santos que integravam o diretório municipal do PMDB, foram excluídos da chapa eleita por aclamação pelos convencionais.

Excluídos
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAbel de Barros Araújo, ex-prefeito de Picos(Imagem:Reprodução)Abel de Barros Araújo, ex-prefeito de Picos
 Além de Gil Paraibano e de Warton Santos, também foi excluído do diretório municipal do PMDB picoense o ex-prefeito Abel de Barros Araújo, que votou e fez campanha para a candidata derrotada Belê Medeiros (PSB).

Várias pessoas ligadas politicamente ao deputado Warton Santos e escolhidas para o diretório municipal do PMDB em 25 outubro de 2009, ficaram fora da chapa eleita no último sábado, 27, sendo que a maioria já havia deixado o partido e se transferido para outras siglas.

Dentre esses nomes estão à esposa do deputado Warton Santos Léa Dantas de Moura Santos, Verônica Danda Vasconcelos Santos, Fernando Antonio Danda Vasconcelos, Francisco Veloso de Moura Santos, Maria do Carmo Danda Vasconcelos, Aníbal Santos Neiva, Waldemar de Moura Santos Júnior, Brás Rufino da Costa, José Alves de Brito, Waldélia Santos Neiva, Waltília Neiva de Moura Santos, Erivaldo Santos Reinaldo e Euvaldo Santos Reinaldo.

Warton Santos também indicou na época dois delegados à convenção estadual do PMDB e seus respectivos suplentes. A esposa Léa Dantas de Moura Santos, que tinha como suplente José Alves de Brito e Fernando Antonio Danda Vasconcelos, cujo suplente era o irmão do deputado, Waldemar de Moura Santos Júnior, o “Dr. Júnior”, candidato derrotado a vice-prefeito de Picos nas últimas eleições. Na nova executiva todos ficaram de fora.
Facebook
Veja também