Viagora

Gilmar Mendes ataca PT e imprensa em julgamento de recurso de Lula

O STF analisa na tarde de hoje (04) se concede ou não habeas corpus ao ex-Presidente Lula.

O Plenário do Supremo Tribunal Federal analisa na tarde de hoje (04) se concede ou não habeas corpus ao ex-Presidente Lula. O ministro Edson Fachin já votou contra o pedido da defesa. Agora o ministro Gilmar Mendes relata seu posicionamento, antecipando o seu voto.

  • Foto: Banco de Imagens/STFMinistro do STF, Gilmar MendesMinistro do STF, Gilmar Mendes

Durante o julgamento, Gilmar Mendes atacou o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Jornal Nacional da Rede Globo. Ele criticou o que chama de “mídia opressiva”.

“O PT tem uma grande chance neste momento, que se encontra com a realidade, de se fazer um pedido de desculpas público, por esse tipo de ataque. Os aprendizes aprenderam na oficina do diabo, essa gente que hoje está aí. Fascistóides, atacando as pessoas. Isto é extremamente ruim. Mas eu não me lembro, em todos esses anos, de um mídia tão ofensiva, até de uma certa forma chantagista”, comentou.

O ministro criticou a edição do Jornal Nacional desta terça-feira (03) e afirmou que sofreu ataques. “Ontem se fez um festival querendo provar minha incoerência. Eu não tenho incoerência nenhuma, senão responsabilidade. Responsabilidade com o país, responsabilidade institucional”, defendeu-se.

Gilmar Mendes comentou ainda sobre recente matéria divulgada pela Folha de São Paulo, que trata sobre as folgas nos setores da Justiça, mas defende que a matéria deveria ter sido publicada há muito tempo.

“Eu concordo, nós temos que acabar com esses feriados do judiciário. Eu falo sempre: acabar férias em dobro do judiciário, mas não mediante chantagem. É como se dissesse assim: se você se comportasse a gente não publicaria isso, mas como vocês estão se comportando... Não dá. Isso num regime democrático, isso não se pode fazer”, lamentou.

Facebook
Veja também