Viagora

Governador exonera diretor da penitenciária Major César Oliveira

Cleyton Lustosa Lima foi exonerado após ser acusado de extorsão. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 19 de abril.

O governador do Estado do Piauí Wellington Dias, decidiu exonerar o gerente da Colônia Agrícola Major César, Cleyton Lustosa Lima, do cargo, após ser aberto um procedimento administrativo para investigar o envolvimento do agente em um suposto caso extorsão.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 19 de abril deste ano. Com o decreto, agente foi substituído por Avilo Bertônio Torres Rodrigues.De acordo com a denúncia, Cleyton confiscava os cartões e senhas de presos que davam entrada na penitenciária e sacavam parte do dinheiro.

Segundo a denúncia, o Cleyton afirmava que os cartões tinham que ser guardados dentro de um cofre, pois o dinheiro não poderia ser utilizado na unidade. De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto, Cleyton teria sido afastado por 30 dias do cargo comissionado de gerente da penitenciária, e também estaria afastado das funções de agente penitenciário pelo mesmo período durante o procedimento de apuração da denúncia.

“O sindicato não compactua, não apoia nenhum ato ilícito de quem quer que seja. Se ao final das apurações ficar comprovado as ilicitudes por parte desse homem que apesar de ser agente, trabalha como comissionado do governo do Estado, indicado pelo Secretário de Justiça, se comprovado a culpa, ele deverá ser devidamente punido”, declarou José Roberto.

A integrante do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Lurdinha Araújo, relatou que as providências sobre o caso estão sendo tomadas. “Nós fizemos o pedido e o processo está em andamento. Ainda estamos dando um prazo, na segunda-feira (21) iremos fazer um levantamento, para saber se o senhor já foi chamado para dar depoimento. Dependendo do resultado, iremos denunciar se nada estiver sido feito”, afirmou.

Outro lado

O Viagora tentou entrar em contato com o sub-secretário de Justiça Carlos Edilson mas as ligações não foram atendidas. Cleyton Lustosa Lima não quis comentar sobre o assunto.

Facebook
Veja também