Viagora

Governador Wellington Dias acredita que Lula será absolvido

O governador do Piauí comentou sobre a decisão emitida pelo STJ, que reduziu a pena do ex-presidente, e afirmou que não existem provas que sustentem a condenação de Lula.

Nessa terça-feira (23), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por manter a condenação imposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá. Os ministros do STJ, porém, decidiram diminuir a pena imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), fixando a pena de Lula em 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.

  • Foto: Ricardo StuckertEx--presidente Lula.O ex-presidente Lula está preso na sede da PF em Curitiba desde abril de 2018.

Apesar da decisão de diminuição da pena do ex-presidente, a defesa de Lula, em entrevista coletiva, relatou descontentamento com o resultado do julgamento e afirmou que será apresentado recurso contra a manutenção da condenação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT), sigla que elegeu Lula presidente por dois mandatos, se manifestaram sobre a decisão dos ministros do STJ. O governador do estado do Piauí, Wellington Dias, comentou em entrevista à TV Cidade Verde que considera a redução da pena como o primeiro passo para uma eventual absolvição do ex-presidente.

  • Foto: Hélio Alef/ViagoraGovernador Wellington Dias (PT)O governador Wellington Dias comentou sobre a decisão do STJ.

“Estava correta a tese de que era preciso cumprir o que diz a Constituição, que afirma que ninguém pode ser condenado enquanto uma ação não transitar em julgado. Ainda há alguns recursos para serem apreciados, com o primeiro sendo a redução da pena. Dependendo dos outros julgamentos, pode-se ter uma posição totalmente diferente da que foi feita. Qualquer jurista, advogado ou alguém que conheça a lei sabe que não há nenhuma prova concreta que coloque qualquer crime sobre ele. O Lula é um preso político”, disse o governador.

Facebook
Veja também